Logo Folha de Candelária
Geral 20/11/2025 18:36
Por: Diego Foppa

Pessoas que trabalham para salvar e proteger

Entidade completa 27 anos de atuação no próximo domingo, 23; atualmente, são mais de 50 voluntários

Tendo como lema “Bombeiros Voluntários primeiros do sul, salvar, salvar, sempre salvar, Candelária, Brasil”, os Bombeiros Voluntários de Candelária irão completar 27 anos de atuação no próximo domingo, 23. Neste período, foram mais de oito mil atendimentos prestados. Entre eles, os mais variados, como incêndios, resgates, acidentes de trânsito, afogamentos, destelhamentos, entre outros. Atualmente, a entidade conta mais de 50 voluntários disponíveis para os plantões, sendo 11 com curso de Condutor Operador de Viatura (COV) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria D. Além disso, todos eles possuem os cursos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e treinamento ao combate de incêndios. A rotina das pessoas envolvidas com a entidade é 24h. Das 7h30 às 17h30, uma funcionária fica na sede localizada na Rua Intendente Albino Lenz, 460. Neste período, ela é responsável pelos serviços administrativos, bem como por acionar os voluntários que estão de sobreaviso em caso de alguma ocorrência. Das 17h30 às 19h, um voluntário assume a função de plantonista. Esse mesmo procedimento ocorre entre 19h e 7h30. Esses horários são de segunda a sexta. Aos sábados e domingos, a rotina de plantão é das 7h30 ao meio-dia, meio-dia às 16h, 16h às 19h e das 19h às 7h30 do dia seguinte.

De acordo com Arzélio Strassburger, atual presidente-executivo da entidade e voluntário desde 2008, fazer parte da entidade é mais do que um desafio. “O que nos move é essa sensação de poder fazer a diferença ajudando quem precisa em um momento difícil”, afirma. Ainda segundo ele, é sempre preciso estar atento para atender da forma mais humanizada e técnica possível. “É desafiador. Na maioria das vezes nos deparamos com a gravidade do caso apenas quando chegamos ao local. Por isso, todos precisam estar aptos para realizar com eficiência o atendimento e até mesmo usar os equipamentos certos e de maneira correta”, acrescenta.


Objetivo é modernizar a sede 
Para o futuro, a intenção dos Bombeiros Voluntários é modernizar a sede. O projeto arquitetônico prevê a construção de um heliponto (pista para pouso, decolagem e movimentação de helicóptero), construção de novas garagens e modificação nos setores administrativos, além da aquisição de uma viatura de combate de incêndio e um novo caminhão de combate a incêndios. A ideia é “tirar o projeto do papel” em etapas por conta do investimento alto.