Logo Folha de Candelária
Geral 14/04/2017 16:26
Por: Tiago Mairo Garcia

Suspeita de mosquito Aedes Aegypti deixa vigilância sanitária em alerta

Larva suspeita de mosquito foi encontrada na região central da cidade e enviada para análise. Resultado sairá na próxima semana

Uma suspeita, mas que deixa a população em alerta. Durante ação de coleta na região central da cidade (o endereço não foi fornecido pela vigilância), os agentes da vigilância sanitária de Candelária encontraram um foco com uma larva suspeita que pode ser do mosquito Aedes Aegypti. O material coletado foi enviado para análise em Santa Cruz do Sul. Se for confirmado, será o primeiro caso de larva do mosquito a ser registrado no município.
Devido à suspeita do foco, a 13ª Coordenaria Regional de Saúde orientou os agentes da vigilância sanitária a intensificarem a fiscalização na região central da cidade, área onde a larva suspeita foi encontrada. O coordenador da vigilância sanitária de Candelária, Leonardo Ribeiro, explica que os agentes estão realizando visitas em residências, terrenos e empresas localizadas na área suspeita para certificar se há outros indícios. Nas visitas, os agentes estão orientando os moradores com a entrega de folders explicativos de como combater o mosquito transmissor do Zika Vírus.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Sandra Gewehr, o município já teve outras suspeitas, mas que nunca se confirmaram. Ela destaca que, em caso do resultado ser positivo, a secretaria municipal de Saúde irá tomar todas as providências necessárias. "Estamos aguardando o resultado da análise e, por enquanto, não temos nada confirmado. Se for positivo, vamos tomar todas as providências necessárias, seguindo as orientações da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde", disse a secretária. A secretária adiantou que foi localizado somente um foco suspeito e que não há registros de pessoas com sintomas do Zika Vírus no município. O resultado da análise deverá ser divulgado na próxima semana.