Por: Arthur Mallmann
Trabalho que vira conteúdo: o casal que é fenômeno nas redes
Diones e Daniele somam hoje mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais
O mundo do trabalho passa por transformações cada vez mais rápidas — e as mídias sociais são, sem dúvida, uma das grandes responsáveis por isso. Se o presente traz mais incertezas em relação às formas tradicionais de emprego, também abre espaço para novas e, muitas vezes, inusitadas, maneiras de se atuar profissionalmente. A história do casal Diones Busatto Feron, 41 anos, e Daniele Cristiane Rech, 31, moradores da Linha Boa Vista, é um exemplo vivo dessas mudanças.
Diones, natural de Sobradinho e criado em Passa Sete, na localidade de Taipinha, trabalha na área da construção civil. Há cerca de três anos, publicou um vídeo no Facebook comentando a dificuldade de encontrar ajudantes de obra. “O objetivo era só desabafar, mas acabou ganhando muitos compartilhamentos”, lembra. Apesar do início despretensioso, amigos enxergaram potencial na iniciativa e sugeriram que ele e sua esposa, Daniele, investissem na criação de conteúdo. O casal seguiu o conselho e, em setembro de 2023, criou um perfil no TikTok.
Crescimento
Os primeiros vídeos não chamaram tanta atenção, mas, em novembro do mesmo ano, Diones decidiu gravar uma cena cotidiana com uma reflexão sobre “trabalhar e conquistar juntos” como casal. O vídeo viralizou: hoje, soma mais de 1,3 milhão de visualizações. Depois disso, o casal criou também um perfil no Instagram e, em 2024, passou a produzir conteúdo para uma página no Facebook. Atualmente, somam mais de meio milhão de seguidores e têm vídeos que ultrapassam a marca de 6 milhões de visualizações.
@diones_dani Trabalhe junto e conquiste, não case por interesse #casal ♬ som original - Diones&Dani
O crescimento foi tão rápido quanto inesperado — e, com ele, vieram os desafios. “Dá trabalho. Parece que é fácil, mas não é. Temos que ter ideias o tempo todo e nunca sabemos se vai funcionar”, comenta Diones. Entre os principais obstáculos, ele destaca o impacto emocional da exposição. Críticas, ataques e comentários maldosos fazem parte da rotina. “Já recebemos xingamentos até pela forma como seguramos os talheres. O psicológico precisa estar muito firme. Aos poucos, vamos aprendendo a filtrar”, relata.
Renda
Outro ponto delicado é a monetização. Das três plataformas que utilizam, apenas o TikTok oferece retorno financeiro direto, mas com regras e metas bastante rigorosas. A longo prazo, o casal espera capitalizar a visibilidade com ações publicitárias. Para isso, estão investindo em formação na área de marketing e, atualmente, recebem mentoria de uma profissional de São Paulo. Ainda assim, seguem firmes em suas ocupações originais. “As pessoas acham que é só gravar e pronto. O mais difícil é manter a constância, a criatividade e a disposição. Eu, por exemplo, acho mais difícil fazer vídeo do que trabalhar na obra”, brinca Diones.
Solidariedade
Mais do que números, o casal também tem usado sua influência para fazer o bem. Durante a enchente que atingiu a região, arrecadaram cerca de R$ 16 mil com a ajuda dos seguidores — valor revertido em móveis para famílias afetadas em Candelária. Na Páscoa, promoveram outra campanha e reuniram mais de R$ 2 mil em doações, que foram convertidas em cestas e chocolates para crianças da Associação Mandala e da Apae.
@diones_dani Quer ver uma mulher brava, faz isso #distraido #casaltiktok #semnocao ♬ som original - Diones&Dani
Siga Diones e Dani