Logo Folha de Candelária
Geral 05/05/2018 16:38
Por: Jorge Mallmann

Professor da Unipampa entrega fóssil encontrado em Candelária

Ao lado de alunos da universidade, paleontólogo repassou ao Museu Municipal fragmento de dinossauro ainda não encontrado no país

  • Carlos Rodrigues e Felipe Pinheiro, com voluntários do Museu e alunos da Unipampa
  • Entrega ao curador do Museu, foi acompanhada pelo prefeito e o secretário de Cultura

É grande a movimentação no espaço da Mostra da Paleontologia na Expocande 2018. E o acervo do museu ganhou um reforço importante com a entrega oficial de mais um fóssil importante do período triássico encontrado em Candelária. Trata-se de um pedaço do fêmur de um animal pré-histórico encontrado no afloramento Botucaraí em 2015. O professor da Universidade Unipampa, de São Gabriel, o paleontólogo Felipe Pinheiro, entregou o fóssil pessoalmente ao curador do Museu Municipal Aristides Rodrigues, Carlos Nunes Rodrigues, na manhã de sábado, 05. O ato informal contou com a participação do prefeito Paulo Butzge e do secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann.

Para a reportagem da Folha, o professor Felipe disse que a descoberta ocorreu durante uma viagem de campo de uma turma da disciplina de paleontologia da Unipampa. Um dos alunos encontrou o pedaço de fêmur. A análise feita mostrou tratar-se de um fóssil de animal ainda não reportado no Brasil, um ancestral do tironassauro. Segundo o paleontólogo, será muito difícil identificar a espécie, em função de ser um fragmento pequeno. Porém, revelou ter sido possível concluir que o animal pertence ao grupo de dinossauros Neotheropoda.

Vivendo há 10 anos no Rio Grande do Sul, o cearense Felipe Pinheiro  mostrou-se impressionado com a evolução da atuação do Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues, não só na questão do trabalho de campo, mas na organização da exposição. Questionado sobre a importância de Candelária na paleontologia, o professor reafirmou a condição de referência mundial na área em razão das diversas descobertas publicadas em revistas científicas internacionais.