Logo Folha de Candelária
Esporte 08/11/2022 10:23
Por: Redação

Com campanha histórica, Medianeira é quinto colocado no JEBs

Escola teve a melhor participação de uma escola gaúcha na história da competição nacional

  • Classificação final

 Um resultado para encher de orgulho os amantes de esporte em Candelária. Representando o Rio Grande do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizado no Rio de Janeiro na primeira semana de novembro,  a equipe de basquete feminino sub 14 do Colégio Medianeira  ficou com a quinta colocação na competição nacional. A campanha de cinco vitórias e uma derrota, além de colocar o Medianeira como a quinta melhor escola do país na modalidade, também é a melhor participação de uma escola gaúcha no basquete feminino do JEBs.

Na fase de classificação, as meninas venceram com imponências as adversárias: 33 a 13 contra o Colégio Universitário, de Goiás, e 39 a 4 contra a Escola General Penha Brasil, de Roraima. A partida contra a escola Genival Nunes da Costa, de Rondônia, foi vencida por W.O., pois a equipe teve problemas para chegar ao Rio de Janeiro. Com as vitórias, o Medianeira iria participar da Série Ouro.

Nas quartas de final, sofreu sua primeira derrota, para o Colégio SATC, de Santa Catarina: 44 a 9. A forte escola catarinense havia sido vice-campeã no ano anterior e retornou ao pódio este ano. Nas disputas finais, as candelarienses derrotaram as atletas do Colégio Motiva Ambiental, da Paraíba, por 19 a 23 e o Colégio Educallis, do Maranhão, por 17 a 13, terminando a competição em 5º lugar.

Para o treinador da equipe, Ricardo Ellwanger, o resultado é nada menos do que sensacional. “Conseguir levar para Candelária esse resultado, na dimensão que é o estado, na dimensão de um campeonato nacional, é incrível. Mais de 70 mil escolas começaram as eliminatórias regionais até chegar no brasileiro e nós ficamos entre as 5 do país”, comemora.

 

GERAÇÃO PROMISSORA

Se depender do treinador Ricardo Ellwanger, o excelente resultado é só o começo. “Nós temos metas. Este ano, nós ficamos em quinto; nosso sonho é que, em até 2 anos, nós possamos chegar em um pódio. Dentro do planejamento do nosso trabalho, acho que temos tudo para conseguir”, ressalta. O que dá confiança a Ricardo é o fato de sua equipe ser bastante nova, tendo começado a treinar de forma consistente em março deste ano. Hoje, a equipe do Medianeira também treina no Flyboys, projeto também desenvolvido por Ricardo. “A base da equipe tem 13 anos de idade. Por isso, a expectativa é grande para o ano seguinte. Temos grandes chances de estarmos de volta aqui no JEBs em 2023”, conclui.

 

RETORNO

A delegação estará retornando em um voo que sairá do Rio de Janeiro às 15h. A expectativa é que cheguem em Candelária no final da tarde.

 

CAMPANHA

Fase classificatória

2 de novembro

Medianeira 33 x 13 Colégio Universitário Goiás

3 de novembro

E.E.E.F. Dep. Genival Nunes da Costa (Rondônia)  x Medianeira [vitória do Medianeira por W. O.]

4 de novembro

E. E. General Penha Brasil (Roraima) 04 x 39 Medianeira (Rio Grande do Sul)

 

Sério Ouro

5 de novembro

Medianeira 09 x 44 Colégio SATC (Santa Catarina)

6 de novembro

Colégio Motiva Ambiental (Paraíba) 19 x 23 Medianeira

7 de novembro

Medianeira 17 x 13 Colégio Educallis (Maranhão)