Por: Redação
Prefeito e vice valorizam potencial de crescimento de Candelária
No complemento do balanço do primeiro ano de governo, Rim e Cristiano ainda destacaram a atenção para o interior e a preocupação com a cidadania e o paisagismo
Na semana passada a Folha abriu espaço para uma entrevista com o prefeito Nestor Ellwanger (Rim) e o vice-prefeito Cristiano Becker, na qual eles apresentaram um balanço dos primeiros 13 meses à frente do governo municipal. No diálogo com a reportagem, foram colhidas muitas informações e destacadas realizações em diferentes áreas. E para repassar aos seus leitores esse conteúdo amplo, a Folha dividiu a entrevista em duas etapas. Na primeira, Rim e Cristiano valorizaram o equilíbrio financeiro da Prefeitura, a realização de concursos públicos após quase 14 anos, a compra de um prédio para abrigar a Secretaria de Educação, o amplo projeto para pavimentar e calçar ruas da cidade e a política de geração de novos empregos, que deverá ganhar impulso com a abertura de uma nova fábrica da Calçados Beira Rio.
Na entrevista, o prefeito e o vice enfatizaram a constante preocupação em atender igualmente os anseios da população rural. Neste sentido, Rim destacou que faz questão de acompanhar diariamente os trabalhos realizados no interior, principalmente na recuperação e manutenção das estradas, pontes e bueiros. O prefeito observou que a grande extensão territorial do município torna mais difícil a missão de manter sempre em boas condições as estradas. Por isso, ele salienta a importância da recuperação padrão realizada em alguns trechos, com colocação de material e um envaletamento mais adequado, além da compactação com o uso de um rolo compactador. “Esse trabalho mais cuidadoso garante mais durabilidade às estradas”, acrescentou Cristiano Becker, informando que a ideia do governo é ampliar cada vez mais esse formato de recuperação.
O abastecimento da população rural também é uma prioridade do governo, conforme ressaltou o prefeito Rim. Para tanto, ele lembrou que a partir do ano passado foram concluídas redes de águas nas localidades de Sesmaria do Cerro, Picada Escura, Linha Palmeira e na rua Aqueduto. Outras serão executadas beneficiando as comunidades do Capão Claro, Corredor dos Vargas, Três Pinheiros/Alto da Légua, Linha Boa Vista, Data do Ribeiro, Linha Bernardino (Minhoquinha) e Boqueirão. Ainda existem projetos para redes de água na Picada Karnopp, Linha do Sul, Costa do Rio e Palmital. Rim informou que serão contratados serviços de retroescavadeiras exclusivamente para abrir novas redes de água. O vice Cristiano ainda observou que o governo municipal irá adquirir um caminhão pipa que será usado para melhorar o atendimento das famílias que mais sofrem com a escassez de água em períodos de estiagem. “O investimento que se faz em água é investimento na saúde e na qualidade de vida das pessoas que vivem na zona rural”, completou.
Cidade limpa e pontos turísticos bem cuidados
Na avaliação do primeiro ano do governo Rim e Cristiano, a atuação do Departamento de Cidadania e Paisagismo merece um lugar de destaque. Sob o comando voluntário e incansável da esposa do prefeito Rim, Cleonice de Medeiros, o departamento tem se esmerado em manter os espaços públicos da cidade bem cuidados e sempre limpos, causando boa impressão aos moradores e os visitantes. Os pontos turísticos também passaram a ganhar um olhar especial da equipe da Cidadania e Paisagismo, que soma esforços com a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte não só na limpeza, mas também nas melhorias e na sinalização dos espaços.
O trabalho do departamento liderado por Cleonice ainda se completou com iniciativas sociais em favor da população mais carente. A tradicional campanha do agasalho no inverno se juntou ao esforço de arrecadação de roupas no verão. A ação social Mesa Solidária alimentou inúmeras famílias carentes. Sob a coordenação e apoio do Departamento, foram realizados cursos, envolvendo também grupos do interior. A equipe da Cidadania e Paisagismo ainda movimentou centenas de crianças em promoções beneficentes no Dia da Criança e no Natal. Através de um convênio assinado com o estado, o município foi beneficiado com um repasse de R$ 35 mil que será destinado para castração de cães e gatos fêmeas em situação de rua e semidomiciliados. A Praça Alberto Blanchard da Silveira também ganhou brinquedos novos, que incluem os adaptados para crianças deficientes. Conforme lembrou o prefeito Rim, essa ação do seu governo era uma bandeira da esposa Cleonice antes mesmo de iniciar a gestão. “Por tudo isso, a atuação do Departamento de Cidadania e Paisagismo está fazendo a diferença”, elogiou Rim. “É um trabalho que só merece elogios e tem recebido o reconhecimento da comunidade”, emendou Cristiano.
Um município com vocação para o desenvolvimento
As perspectivas futuras do município são bastante positivas, conforme avalia o chefe do Executivo. Para Rim, a localização no centro do estado favorece a vinda de novas indústrias. A expansão industrial também impulsionou o crescimento do comércio local, de acordo com o prefeito. O município ainda apresenta uma forte produção agropecuária, que também traz uma contribuição essencial, conforme acrescentou, para o crescimento econômico de Candelária. A esses fatores soma-se, ainda, segundo o vice-prefeito Cristiano, o potencial turístico do município. “Temos ideias e projetos para explorar de forma mais adequada as riquezas do município nessa área, incluindo a paleontologia”, salientou. Por tudo isso, Rim conclui que Candelária possui uma vocação para crescer e para se desenvolver bastante. “Vamos trabalhar muito para que isso aconteça”, concluiu.