Logo Folha de Candelária
Esporte 05/04/2019 11:23
Por: Tiago Mairo Garcia

Escolinha do Atlético estuda parceria com o Grêmio

Clube candelariense avalia possibilidade de ser conveniada a Escola de Futebol do tricolor gaúcho

  • Prefeito Paulo Butzge, vice Nestor Ellwanger e Secretario Dionatan Moralles com representantes de Atlético e Grêmio
  • Representantes do Grêmio apresentaram formato do convenio para clube candelariense
  • Encontro foi realizado na prefeitura de Candelária
  • Atlético irá analisar proposta. Grêmio não indicou prazo para formalização do convênio

Um sonho que parecia distante pode se transformar em realidade. Na manhã da última terça, 2, a diretoria do Atlético, composta pelo presidente do Atlético, Rafael Vezentini, o coordenador, Douglas dos Santos Braga e do diretor Diego Gewher receberam em Candelária a visita de, Arci Caetano e Dirceu  Guimarães Junior, gerente e supervisor das escolas conveniadas a  Escola de Futebol do Grêmio.  O primeiro encontro entre as duas entidades esportivas ocorreu no Gabinete do Prefeito Paulo Butzge, que também participou da reunião acompanhado do vice-prefeito Nestor Ellwanger e do secretario de Turismo, Cultura e Esporte, Dionatan Moralles. 
Na reunião, os representantes da Escola de Futebol do Grêmio relataram o trabalho realizado pela Escola de Futebol do clube porto-alegrense e apresentaram o projeto de viabilidade para a escolinha candelariense ser mais uma entidade esportiva conveniada ao projeto desenvolvido pelo tricolor gaúcho. A ideia de se formalizar o convênio entre a escolinha do Atlético e a Escola de Futebol do Grêmio partiu do prefeito Paulo Butzge. Recentemente o chefe do executivo candelariense esteve em Porto Alegre, onde buscou informações com os responsáveis para viabilizar uma extensão do projeto realizado pelo tricolor com o objetivo de estimular a prática esportiva em Candelária. 
Na reunião realizada em Candelária, Arci Caetano e Dirceu Junior, apresentaram o projeto para a escolinha candelariense se tornar uma conveniada à escola de futebol do Grêmio. Conforme os representantes, para ser conveniado, o Atlético terá uma taxa de adesão inicial de R$ 5 mil no primeiro ano. A partir do segundo ano, a escolinha precisará cobrar o valor mensal de R$ 5 por aluno registrado no seu quadro. A escolinha deverá realizar treinamentos no mínimo três vezes por semana, nos turnos da manhã e tarde, com 1h30 de duração para cada categoria, ministradas por um professor de educação física com registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Nos uniformes de treinos e jogos, a escolinha do Atlético deverá inserir o logotipo da Escola de Futebol do Grêmio e ter os uniformes padronizados com a camiseta tricolor (azul, preto e branco), calções pretos e meias brancas, nas cores oficiais do tricolor gaúcho. Dentro do convênio, a escola de futebol do Grêmio dará todo o suporte metodológico para se desenvolver os treinos em Candelária. Avaliadores realizarão  acompanhamento periódico e avaliações técnicas dos alunos que se destacarem, abrindo possibilidade para se realizar períodos de testes nas categorias de base do Grêmio.
Após o encontro na prefeitura, os representantes de Atlético e Grêmio visitaram as instalações do Lepage e do Estádio Darcy Martin, locais que serão utilizados caso o convênio se concretize. Ao comentar sobre a reunião, o presidente do Atlético, Rafael Vezentini, salientou que a possibilidade de  convênio com o Grêmio é uma oportunidade de crescimento para o clube e para os alunos de Candelária e região. "É um salto muito grande para o Atlético e comunidade. Hoje a escolinha do Atlético é um projeto social onde o clube custeia todas as despesas sem cobrar mensalidade dos alunos e com trabalho voluntário aos sábados à tarde. Vamos avaliar com a diretoria para ver os custos que teremos neste novo modelo proposto pelo Grêmio. Se o convênio for confirmado, teremos que elaborar um plano de ação para viabilizar o projeto na comunidade. O primeiro passo foi dado", salientou o presidente do Atlético.  Os representantes do Grêmio não estipularam prazo para o Atlético responder sobre a confirmação do convênio. 
Com 50 anos de atuação, que será comemorado neste sábado, 6, a Escola de Futebol do Grêmio conta com 104 escolas conveniadas, sendo 100 no Brasil e quatro no exterior situadas na China, Austrália, Japão e Estados Unidos. O projeto revelou para as categorias de base do Grêmio mais de 100 de atletas oriundos das conveniadas. O principal jogador revelado é o meia Lincon, que integra o plantel profissional da equipe tricolor comandada pelo técnico Renato Portaluppi.