Por: Redação
Solução emergencial irá substituir o serviço da unidade móvel de saúde
Problemas mecânicos no ônibus usado causaram a interrupção do serviço. Demora para o conserto exigiu uma solução emergencial
A Unidade Móvel de Saúde, mantida pela Prefeitura, há vários anos percorre localidades do interior do município e possibilita atendimento médico e odontológico no local, sem a necessidade de deslocamento dos usuários até a cidade. Nestes dias de pandemia do coronavírus, em que a o distanciamento social ajuda a prevenir o avanço da doença, esse serviço se justifica ainda mais. No entanto, problemas mecânicos no veículo usado interromperam o atendimento por alguns dias. Segundo a coordenadora de saúde bucal do município, Moema Kraemer, a ideia inicial era recuperar o ônibus, objetivo que esbarrou na necessidade de troca de peças, tornando indispensável a realização de um processo licitatório. E para não deixar os usuários sem atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde organizou uma solução emergencial. Uma van será usada juntamente com um carro da área da saúde e, conforme Moema, os pacientes são convidados a comparecer no horário entre às 7h45 às 8h45 da manhã. Neste período, segundo acrescenta, o profissional da área odontológica irá realizar uma avaliação no local. Nesta triagem, os pacientes com alguma necessidade mais complexa serão trazidos para a cidade e atendidos na unidade de saúde da avenida Marechal Deodoro. Após esse atendimento, esses pacientes serão conduzidos de volta às suas respectivas localidades. Moema faz questão de salientar que trata-se de uma solução emergencial, exigida pela impossibilidade de recuperar o ônibus em um prazo razoável.
De qualquer forma, a secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, lembra que o atendimento médico não deixou de ser prestado em razão dos problemas com o veículo. Para tanto, explica que estão sendo usadas as estruturas das comunidades atendidas, algo que não será alterado. Por fim, a secretária informa que os locais de atendimento seguem os mesmos já conhecidos da comunidade, mas que faz questão de reforçar:
- Segunda - Linha do Rio
- Terça - Vila Botucaraí
- Quarta - Passa Sete
- Quinta - Vila União