Logo Folha de Candelária
Esporte 10/10/2024 09:51
Por: Arthur Mallmann

Jogadora do Flyboys é convocada para seleção brasileira de base

Anita Kotowski, natural de Santa Rosa, foi selecionada para disputar o Sul-Americano de sua categoria, que será disputado em novembro, na Venezuela

  • Anita foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro sub-15, realizado em Foz do Iguaçu (Foto: Marcos Aurélio Nascimento)
  • Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira Sub-15 feminina de basquete está convocada para o Sul-Americano da categoria, entre os dias 4 a 10 de novembro, em Barquisímetro, na Venezuela. E a única gaúcha chamada para a equipe é Anita Kotowski, do Flyboys, de Candelária.

Nos últimos dias, a equipe esteve disputando o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) da categoria, no qual o Flyboys ficou em 9º dentre 20 times. Segundo o treinador Ricardo Ellwanger, na oportunidade, quatro atletas foram observadas pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Basquete (CBB): Fernanda Tesche, Clara Machado, Raissa Alba e Anita Kotowski. Por fim, foi confirmada a notícia da convocação de Anita – a terceira para a seleção brasileira de base por atletas do Flyboys.

Anita Kotowski é natural de Santa Rosa e mudou-se para Candelária no início deste ano para seguir seu treinamento na modalidade. “É muito bacana [recebermos atletas de outros municípios], porque o Flyboys hoje é reconhecido como a maior referência do basquete feminino no nosso estado. E essa convocação é um reconhecimento muito importante”, enfatiza Ellwanger.


Próximos passos

Anita e as outras 17 convocadas se apresentam no dia 21 de outubro para treinos em Barueri, na SportVille. A viagem para a Venezuela será no dia 2 de novembro. No período de treinos no Brasil, a Seleção terá como assistente convidada a campeã mundial e medalhista olímpica Alessandra, hoje treinadora no Sírio.

O Brasil está no Grupo B, com Uruguai, Argentina e Equador. Já o Grupo A conta com Venezuela, Colômbia, Chile e Bolívia. Pelo formato de disputa, as equipes se enfrentam dentro dos grupos, com as duas melhores avançando às semifinais. As três seleções do pódio ganham vaga na Copa América Sub-16 em 2025.

O grupo será comandado por Cláudio Henrique Lisboa, do Foz Basquete e assistente da seleção adulta feminina no último Sul-Americano.