Logo Folha de Candelária
Geral 29/10/2020 18:54
Por: Redação

Consulta Popular: combate ao êxodo rural tem sido a demanda mais votada

Comunidade tem até o dia 3 de novembro para participar da escolha entre as demandas

  • Embora esta edição seja considerada atípica, adesão da comunidade tem sido expressiva
  • O voto do candidato a prefeito Nestor Ellwanger, o Rim
  • O voto da candidata a prefeita Jussara Mainardi
  • O voto do candidato a prefeito Ernesto Tavares
  • O voto do candidato a prefeito Ismael Soares, ao lado do candidato a vice, Tenente Carvalho

A comunidade de Candelária tem até o dia 3 de novembro para contribuir com seu voto na Consulta Popular, votação que vem movimentando a cidade desde o dia 26. É uma oportunidade única para contribuir na escolha das demandas que receberão recursos por parte do governo estadual e ajudar no progresso do município. Na tarde de quarta, 28, houve expressiva participação na agência do Sicredi e na Casa de Cultura Marco Mallmann, com um envolvimento popular próximo dos 500 votos. De acordo com Albino Gewehr, presidente do Comude (Conselho Municipal de Desenvolvimento), a meta é ultrapassar os mil votos até a próxima terça, 3, data em que encerra a votação.

Até o momento, a demanda mais votada tem sido a primeira, que tem o objetivo de combater o êxodo rural, com apoio ao ensino agrícola. O apoio às agroindústrias está em segunda colocação. De acordo com Gewehr, esta edição da Consulta Popular deve ser considerada atípica, em função da pandemia, pelo pequeno fluxo social e pelo isolamento requerido pelos riscos de contágio. Outro aspecto que influencia negativamente se dá em âmbito estadual, com a disponibilização de apenas R$ 20 milhões para aplicação em dois anos, o que, segundo Albino, faz com que não haja uma maior adesão da população. Por outro lado, segundo Gewehr, a mobilização em Candelária, apesar dos fatores negativos, tem sido boa, com as pessoas participando de suas próprias casas.

Outro aspecto ressaltado por Gewehr é a participação da Acanjur – Associação Candelariense de Juventude Rural -, que tem feito campanha para que a população participe. Além disso, ele destaca também o apoio da Afecan, bem como do Sindicato Rural e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que estão orientando as pessoas a votarem de suas casas. E, como neste ano o período de votação é maior em relação aos anos anteriores, Albino orienta as pessoas a se anteciparem e não deixarem para votar na última hora. Os candidatos a prefeito em Candelária também se engajaram à mobilização e participaram da consulta popular com seu voto.