Logo Folha de Candelária
Geral 24/10/2019 17:42
Por: Luciano Mallmann

No sábado, acontece o lançamento do PSDB Mulher em Candelária

Evento pretende incentivar participação das mulheres na vida política candelariense e em causas sociais

No próximo sábado, 26 de outubro, a partir das 13h30, na Câmara de Vereadores de Candelária, será apresentado oficialmente à comunidade local o PSDB Mulher Candelária/RS. Já no seu primeiro evento, O PSDB Mulher afirma a sua intenção de não ser apenas uma organização com fins políticos, mas também com objetivos de repercutir ativamente nas causas sociais do município. Nesse sentido, aos que comparecerem ao lançamento, pede-se a colaboração de um quilo de alimento não-perecível, a ser revertido ao Recanto da Vida.

Tendo como presidente a relações públicas Juciele Ferreira da Silva, e Leandra Bitencourt Sartori como vice, o PSDB Mulher tem como objetivo, segundo Juciele, “dar voz às mulheres que se sentem retraídas” na esfera política, mas que são importantes “para construir uma comunidade mais ativa”, a partir de pontos de vista femininos. Juciele ressalta não ser necessário se filiar ao partido, bastando participar com seu modo de ser e pensar. É também intenção do PSDB Mulher falar por grupos de mulheres já constituídos, sendo o partido uma espécie de porta-voz e um instrumento para concentrar do melhor modo possível essas lideranças, podendo também lhes fornecer orientação sobre como melhor se dedicar às causas sociais. O engajamento das mulheres na atividade política, segundo opina Juciele, irá contribuir em diversos fatores, mesmo com a autoestima desse público, e contribuir com uma boa dose de sensibilidade, que define como o “toque feminino” em tudo que fazem, o que poderá contribuir para a valorização da mulher na política.

Um dos maiores objetivos do segmento feminino do PSDB, segundo Juciele, é instigar a participação de mulheres no pleito municipal. Ela menciona o exemplo da vereadora Cristina Rohde, já na sua terceira legislatura, como uma grande inspiração para as mulheres do município. Isso deverá se tornar mais concreto através do apoio a causas sociais e mesmo de saúde, como o Outubro Rosa, voltado à prevenção do câncer de mama. Cristina Rohde ressalta que a criação do PSDB Mulher Candelária objetiva também participar dos eventos da sigla no Estado. Ela lembra que é o próprio PSDB estadual que incentiva essa organização nos municípios em que atua. Acerca de ser inspiração para as mulheres de Candelária, Cristina (que integra a executiva estadual do PSDB) afirma se sentir feliz com o reconhecimento e destaca a importância de, a partir desse momento, agregar outras mulheres para fazer um trabalho que, na verdade, é coletivo. Nesse sentido, elas deixam o convite para o lançamento, no sábado, do PSDB Mulher Candelária/RS.

Na programação, haverá pronunciamentos de Juciele, como presidente, de Cristina e de Zilá Breitenbach, vice-presidente da Assembleia Legislativa e 1ª Vice-presidente do PSDB Mulher do Estado do Rio Grande do Sul. Haverá ainda a participação da especialista em saúde da família e comunidade Dra. Carolina Schmidt Sousa e da estetacosmetóloga Martina Barros, que falará sobre cuidados pessoais e importância da autoestima da mulher.