Logo Folha de Candelária
Geral 04/07/2024 16:23
Por: Odete Jochims

Nova onde de frio no RS

Sequência de incursões de ar frio prossegue e nova massa de ar polar avança para o Sul do Brasil. Centro-Oeste e Sudeste terão queda de temperatura. O frio avança para o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã, mas a parte mais intensa do ar polar chega ao Sul do Brasil e avança para o Sudeste e o Centro-Oeste do território brasileiro no começo da semana que vem. Já faz frio hoje em parte do Rio Grande do Sul, especialmente no Centro, Sul e o Leste do estado, mas a tendência é esfriar mais nesta sexta-feira e no sábado com as menores temperaturas no começo da semana que vem.

A combinação de ar frio e úmido trará condições propícias para a formação de precipitação invernal entre os dias 6 e 7 de julho. Ainda é cedo para determinar com exatidão se a neve será o único fenômeno a ocorrer, ou se também haverá chuva congelada. É possível que alguns municípios registrem chuva líquida inicialmente, com a mudança para neve ou chuva congelada à medida que a temperatura diminui.
Serão muitos dias seguidos com mínimas abaixo de zero na região a partir do sábado no Sul do Rio Grande do Sul. Cidades como Quaraí, Livramento, Bagé, Jaguarão e outras vão ter marcas abaixo de zero. Na Serra do Sudeste, mínimas até de -3ºC a -5ºC e menores em baixadas. Há dados indicando a possibilidade de marcas negativas todos os dias no Sul gaúcho ao menos até os dias 16 ou 17 deste mês com a onda polar, ou seja, cidades podem ter doze a treze dias seguidos com temperatura mínima negativa, especialmente considerando que haverá um reforço de ar polar no final da semana que vem.( informações Metsul)