Logo Folha de Candelária
Geral 27/06/2022 11:49
Por: Redação

Moradores do Pinheiro protestam por melhorias na RS-410

Falta de manutenção e a condição deteriorada da estrada são os principais motivos para a indignação

  • Representantes do Grupo de Mulheres
  • RBS TV fez cobertura do protesto

Desde às 5h da manhã desta segunda, 27, a comunidade do Pinheiro se mobiliza em razão das péssimas condições de trânsito na RS-410. A principais reclamações são direcionadas  ao trecho de estrada de chão, que está repleto de buracos. Os manifestantes chegaram a fazer uma barricada para bloquear o trânsito na via até conseguirem um posicionamento efetivo do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER).

Em 2019, uma manifestação semelhante ocorreu e, segundo a população presente no protesto, poucas providências foram tomadas.    Dalmir Lopes, conhecido como “Paraguai”, 66 anos, morador do Pinheiro, disse que, na prática, a estrada nunca esteve em boas condições. “A responsabilidade pela rodovia é do governo do estado, mas ela está completamente abandonada. Estamos lutando há tempos por uma continuação do asfalto, mas hoje nós necessitamos de manutenção urgente”, explica.

A comerciante e líder comunitária Márcia da Cunha, 47 anos, também moradora do Pinheiro, conta que a situação da estrada já era ruim, mas no último ano se tornou insustentável . “Nós perdemos o nosso direito de ir e vir. Há um ano atrás, a estrada já estava ruim; desde então, só piorou”, completa. A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local e, desde às 9h20, normalizou o trânsito no trecho. No período da manhã, a vontade dos manifestantes era de permanecer no local.

 DAER – O superintendente do DAER de Cachoeira do Sul, o engenheiro João Batista Rosa de Almeida chegou ao local por volta das 9h40. Os manifestantes cobraram uma manutenção mais ativa no trecho e uma ação imediata para corrigir os desníveis na pista. Conforme o superintendente, tanto questões orçamentários e de agenda, quanto questões de clima, tem dificultado a atuação da autarquia. Ele deu a palavra que, ainda esta semana, a estrada receberá patrolagem.