Logo Folha de Candelária
Geral 24/07/2017 07:31
Por: Tiago Mairo Garcia

Socorristas do Samu realizam parto dentro de ambulância

Miguel Moraes de Souza nasceu com 2.230 kg. Família agradece aos profissionais pelo rápido atendimento

  • Pais do bebê, Valderi e Nair Moraes agradecem Samu pelo atendimento
  • Os socorristas Kenio e Cassio com o pequeno Miguel após realizarem o parto - Crédito: Divulgação / Samu

Acostumados aos mais diferentes casos, na sua maioria envolvendo dor e sofrimento, os socorristas do Samu de Candelária que estavam de plantão vivenciaram uma experiência única e especial na madrugada da última segunda, 17,  durante o atendimento a uma mãe que estava em trabalho de parto.
Conforme o relato do motorista Cassio Roberto Schultz e do técnico em enfermagem Kenio Ribeiro Y Castro, a família residente na Travessa Schultz acionou  a ambulância as 2h37 da manhã para atender a uma mãe que estava em trabalho de parto. Ao chegarem na residência, os dois socorristas encontraram a mãe, Nair Moraes, 40 anos, sentindo fortes contrações. Rapidamente os dois profissionais colocaram a mulher dentro da ambulância. Acompanhada do marido, Valderi da Silva, 44 anos, ela foi encaminhada ao Hospital Candelária. Quando estavam em deslocamento, já no centro da cidade, os dois socorristas tiveram que parar o veículo para realizar o parto. “O Kenio viu que iria nascer e paramos. Ele preparou o kit parto que temos disponivel na ambulância e realizamos o procedimento, que foi acompanhado pelo pai. Graças a Deus tudo transcorreu de forma tranquila”, conta Cassio. Já Kenio, que realizou o parto, conta que o fato foi uma gratificante para a equipe. “Para nós foi muito gratificante, de que o nosso trabalho vale a pena e faz a diferença na vida das pessoas. Para nós, que diameriamente trabalhamos com o sofrimento e momentos dificeis, poder usufruir de um nascimento é uma alegria e que ficará marcado para sempre em nossas vidas.”, destacou Kenio. Os dois socorristas pretendem reencontrar a família e presentear o pequeno Miguel com um pequeno macacão do Samu. Eles também regitsraram o momento em fotos. 
A enfermeira RT do Samu Candelária, Indiara de Freitas, confirmou que foi a primeira vez que um parto foi registrado dentro da ambulância do Samu no município. Ela salientou que os dois socorristas são capacitados e treinados para todas as situações de urgência e emergência, inclusive com técnicas sobre partos, realizado recentemente. "Os dois socorristas estavam preparados e conseguiram realizar o procedimento com sucesso. Estamos todos felizes por eles conseguirem ajudar esta família em um momento especial", destacou a enfermeira.
AGRADECIMENTOS - Ouvidos pela reportagem da Folha, Valderi da Silva, 44 anos e Nair Moraes, 40 anos, pais de Miguel, estavam felizes com o atendimento prestado pelos socorristas. "Eles foram muito rápidos e em poucos segundos o Miguel nasceu. Só temos a agradecer a eles pelo atendimento e por realizarem o trabalho de forma correta", disse Valderi. Os pais destacaram que o nascimento do bebê estava previsto para o dia 06 de agosto e salientaram que precisarão montar o enxoval de forma antecipada. "Agora é preparar o enxoval para cuidar bem dele. Só temos a agradecer a Deus e ao Samu que deu tudo certo", finalizou a mãe.Conforme o Hospital Candelária, Miguel nasceu saudável com  2.230kg. O bebê e a mãe passam bem e devem ganhar alta nos próximos dias. O bebê é o sexto filho do casal. Os outros cinco filhos são Eduarda, 20, Gabriela, 18, Gabriel, 17, Daniela, 16 e Ariel, 15 anos.