Logo Folha de Candelária
Geral 19/10/2023 16:59
Por: Charles Silva

Projeto de alfabetização inova ensino na Rede Municipal

Intitulada "Tecendo e Ressignificando Traços, Laços, Memórias, Vivências”, ação da Secretaria de Educação de Candelária estimula o desenvolvimento das competências leitoras de forma criativa e estimulante

  • Grupo do 1° Ano A, da Escola Christiano Affonso Graeff, orientados pela professora Grasiéla do Carmo

No cenário educacional de Candelária, uma proposta inovadora está transformando a abordagem da alfabetização nos anos iniciais das escolas da rede municipal de ensino. Intitulado "Tecendo e Ressignificando Traços, Laços, Memórias, Vivências", a ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Candelária, liderada pela Coordenadora Pedagógica, Sheila Gass Schürer.

O projeto vem sendo desenvolvido ao longo de todo o ano de 2023 e contempla os primeiros dois anos do ensino fundamental, em todas as escolas da rede municipal, promovendo uma abordagem fundamentada em evidências científicas na construção da leitura e escrita dos estudantes. No entanto, ao contrário dos métodos tradicionais, onde a pressão por resultados pode gerar ansiedade, almeja construir uma educação lúdica, criando um ambiente acolhedor e estimulante, onde os erros são vistos como oportunidades de aprendizado.

As práticas do projeto incluem capacitações junto aos professores, além de momentos semanais com os alunos. O "Dia ABECÊ - Aprender, Brincar, Estimular, Contemplar e Estudar", são intervenções que envolvem os professores cursistas e seus estudantes. Durante um turno, eles participaram de uma Oficina de Jogos Pedagógicos, Brincadeiras e Socialização de atividades que têm se mostrado eficazes no desenvolvimento das competências leitoras.

A ambição é clara: ao final dessa formação pedagógica, espera-se que os professores encarem o processo de alfabetização com desejo genuíno, intencionalidade pedagógica e um compromisso renovado. Acredita-se que este seja o primeiro passo para o desenvolvimento de um processo educativo que faça sentido e estimule os alunos em busca de conhecimento.

De acordo com Grasiéla do Carmo, professora do 1° Ano A, da Escola Christiano Affonso Graeff, o projeto está sendo incrível e inovador. Ela conta que vem desenvolvendo e aplicando diversos jogos e materiais voltados a estimular a consciência fonológica dos alunos. “Os jogos despertam a motivação em aprender, proporcionando mais prazer e significado ao processo de ensino e aprendizagem. É assim que a turma vem progredindo na alfabetização, com prazer e encantamento no processo da leitura e escrita”, relata.

Na turma da professora Eloize Hintz, responsável pelo 1º ano B, na EMEF Christiano Affonso Graeff, o projeto também está transformando os métodos da alfabetização. Segundo ela, as aulas estão mais significativas com a aplicação dos jogos proporcionados pelo Programa ABC. “O processo de alfabetização nem sempre é fácil para a criança, compreender a função da escrita e leitura, requer atenção e concentração. E com a aplicação dos jogos, isto tornou-se mais significativo e lúdico, desenvolvendo de forma prática, a atenção, concentração, raciocínio e linguagem, principalmente nos alunos que apresentam dificuldades”, conta.

Essa iniciativa representa um avanço significativo no campo da educação, sinalizando um compromisso real com a qualidade e eficácia do ensino na Rede Municipal de Ensino de Candelária. A transformação está em curso, e o impacto promete ser duradouro e profundo.