Logo Folha de Candelária
Geral 24/04/2019 16:40
Por: Tiago Mairo Garcia

Palestra encerra mês de conscientização sobre o autismo nesta quinta

Evento contará com a participação do Venâncio-Airense Luciano Schirmann, autista diagnosticado aos 42 anos.

Acontece nesta quinta, 25, o encontro mensal da Mandala Associação Pró-Autismo de Candelária que encerra as atividades do mês de Conscientização do Autismo. O evento será realizado no Colégio Nossa Senhora Medianeira, com início previsto para às 19h e contará com a participação do Venâncio-Airense Luciano Schirmann. Autista diagnosticado aos 42 anos, o ex-funcionário de um escritório de contabilidade, contará como se identificou portador do Transtorno do Espectro Autista (Tea), qual foi sua reação, como é o seu cotidiano e como é o mundo de um autista por quem vive o transtorno diariamente. Schirmann já é conhecido na região por sua habilidade em apresentar a realidade do autismo de forma simples e direta. Convidado já algumas vezes para eventos da Associação Pró-Autismo Luz Azul de Santa Cruz do Sul, ele busca por meio de suas experiências, auxiliar outros autistas, seus familiares, professores e pessoas de convívio na compreensão do Tea. Durante o encontro, ele responderá perguntas do público e apresentará o seu ponto de vista das circunstâncias cotidianas.

Após a sua fala, integrantes da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Candelária, explanarão sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado para portadores de deficiências e idosos. O encontro desta quinta-feira, também servirá para o acolhimento de novas famílias que passam a integrar a Mandala a partir deste mês de abril. Com entrada gratuita, a roda de conversa encerra as atividades do mês de conscientização do autismo e toda a comunidade está convidada a participar.

Vale lembrar que ao longo do mês, a participação em eventos e ações de divulgação do tema foram realizadas e aderidas de forma bastante significativa pela população. Muitas pessoas enviaram fotos ao grupo, com a camiseta da Associação ou com alguma outra forma de manifestação em apoio à causa do Tea. Estas imagens foram postadas na página da Mandala, demonstrando que a cada dia mais pessoas se conscientizam da importância de falar sobre o assunto. A Associação frisa que ao longo de todo o ano serão aceitas manifestações em apoio a entidade, considerando esta, uma forma do grupo se perceber abraçado pela comunidade candelariense e da região. Também no mês de abril, a Mandala foi agraciada com uma doação de R$ 800 do Rotary Club de Candelária, e o início do projeto de Equoterapia do grupo da Cavalgada da Mulher Gaúcha. Atualmente, cinco autistas já estão recebendo atendimento semanalmente por meio do Grupo da Cavalgada e demais pessoas voluntárias.

RIFAS – Ao longo do mês de abril, a Mandala vendeu rifas em benefício à entidade, com prêmios doados pelo comércio de Candelária. O sorteio desta rifa acontecerá no programa Panorama Geral da Sorriso FM 104.3, no próximo sábado, dia 27, às 10h. Ao todo são 19 prêmios. As rifas ainda poderão ser adquiridas durante o evento da Mandala na quinta-feira. Traga o seu chimarrão e venha conhecer o trabalho desta entidade sem fins lucrativos que luta pela melhor qualidade de vida de cerca de 40 famílias que hoje vivenciam o autismo em Candelária. Mais informações na página do Facebook ou pelo telefone (51) 996111380.