Logo Folha de Candelária
Geral 05/01/2021 17:51
Por: Redação

Troca de comando na Acic

Clairton Kleinert foi empossado para novo mandato à frente da entidade em substituição a Flávio Karnopp

  • Flávio Karnopp e Clairton Kleinert
  • Prefeito Nestor Ellwanger, o Rim
  • Flávio Haas

Em solenidade informal no final da manhã de segunda, 4, o empresário Clairton Kleinert foi empossado para um novo mandato à frente da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic). A posse, realizada no auditório da entidade, teve participação restrita em atenção às medidas de prevenção ao contágio do coronavírus. A chapa comandada por Clairton (veja abaixo) havia sido aclamada na eleição realizada no dia 19 de novembro do ano passado. Clairton Kleinert assumiu em substituição a Flávio Karnopp, empossado naquele dia como secretário municipal de Indústria e Comércio.

Em sua manifestação de despedida, Flávio falou das dificuldades enfrentadas pela entidade em função da pandemia, citando, no entanto, fatos positivos ocorridos no período, como os projetos de expansão de algumas empresas locais, além do incremento de 32 novos associados. Agradeceu a confiança recebida e o aprendizado que lhe permitiu a indicação para chefiar a secretaria municipal de Indústria e Comércio. Afirmou que espera corresponder às expectativas, colocando-se à disposição para receber sugestões e inclusive críticas.

Clairrton: elogios e pedidos à nova administração municipal

Na sequência, o presidente Clairton iniciou seu pronunciamento informando o saldo deixado em caixa pela diretoria comandada por Flávio Karnopp. Desejou sucesso para o novo prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, que prestigiou a cerimônia, ao lado do vice-prefeito Cristiano Becker. Elogiou a nomeação do titular da indústria e comércio por indicação da Acic e pediu uma atuação em sintonia com o legislativo e um esforço para reduzir despesas, incluindo a nomeação de cargos em comissão. Agradeceu a presença do vereador Rui Beise, parabenizando-o pela defesa dos interesses da entidade. Dirigindo-se ao ex-prefeito Paulo Butzge, igualmente presente ao ato, parabenizou-o pela gestão que gerou muitos empregos na cidade e um expressivo desenvolvimento em oito anos. Ao agora secretário Flávio Karnopp, reivindicou a implantação de um estacionamento paralelo na cidade e um programa em favor do menor aprendiz. Agradeceu a presença de Flávio Haas, porta-voz da Fiergs na região e que sempre se mostrou muito prestativo com a Acic.

Atual e ex-prefeito destacam a força da Acic e valorizam parcerias com a entidade

O prefeito Rim registrou agradecimentos à atuação da Acic em favor das empresas do município, desejando que Clairton tenha uma gestão produtiva e de fortalecimento contínuo da entidade. O ex-prefeito Paulo Butzge também desejou sucesso para Kleinert, agradecendo por todas as parcerias firmadas com a Acic durante sua administração. Em seguida, o comandante da 4ª Companhia da Brigada Militar, Ricardo Garske Mori, destacou ser positivo atuar em uma comunidade em que o poder público e o privado andam de mãos dadas. Desejou boa sorte para Clairton, salientando que a BM seguirá ajudando no que for possível.

O vereador Rui Beise, por sua vez, lembrou ter sido o primeiro secretário de Indústria e Comércio do município. Afirmou que apesar da crise, Candelária tem conseguido apresentar índices de crescimento, o que também se explica, segundo sustentou, pelos investimentos de empresas que acreditam no potencial do município.

Flávio Haas: “quando chego na Acic, sinto a importância do associativismo”

A seguir, foi a vez do vice-prefeito Cristiano Becker se pronunciar, destacando o legado de desenvolvimento deixado pelo prefeito Paulo Butzge. Afirmou que a nova administração comandada por Rim quer seguir nesta linha de progresso e, neste sentido, a indicação do titular da pasta da indústria e comércio pela Acic é muito importante. Valorizou a importância da Acic, salientando que o crescimento da entidade beneficia o conjunto da comunidade.

O vice-presidente regional da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), Flávio Haas, encerrou os pronunciamentos, destacando que a região do Vale do Rio Pardo é privilegiada em lideranças, citando, neste aspecto, o ex-prefeito Paulo Butzge. Registrou que na condição de dirigente da Fiergs observou que a crise nesta região é menor do que a verificada em outras. Sustentou que um dos desafios da região é reduzir a dependência do tabaco, principalmente em razão da forma que a cultura vem sendo combatida no mundo todo. Elogiou a atuação e a sede da Acic – uma das melhores do estado, conforme enfatizou –, observando que quando visita a entidade local sente a importância do associativismo.

DIRETORIA 2021 / 2022

Presidente: Clairton Abílio Kleinert

Vice-Presidente: Flávio Aroldo Karnopp

Tesoureiro: Clemente José Bernhard

Vice Tesoureiro: Adriano André Wollmann

Secretário: Luciano Faber

Vice Secretário: Elci Carlos Volmer

Diretores do SCPC: Fernando Lersch

Luma Cavalheiro Barbosa Festinalli

Conselho Fiscal:

Titulares: Adalton Luis de Siqueira

René Schroeder

Rogério Haetinger

Suplentes: Adelmo Machado

Elaine Beling Lopes

Vilmar Rodrigues Padilha

Conselho Deliberativo:

Titulares: Carlos Augusto Wink

Carlos Post

Gilberto Loebens

Suplentes: Claudio Nunes

Gerson Wohlenberg

Juares Schwantes

Diretor(es) do Dpto. de Patrimônio:

Carlos Alberto Tonetti

Flávio Teixeira

Vanderlei Fritz

Dpto. de Eventos:

Ivânnia Portella de Moraes

Jeferson André da Silveira

Leandro Mogar Guedes Junior

Lenara Ângela Trevisan

Rafael Siqueira Oliveira

Sinésio Ezequiel Müller