Logo Folha de Candelária
Geral 30/11/2023 17:06
Por: Charles Silva

Escola Francisco Hübner funda nova cooperativa escolar

Parte de um programa do Sicredi Centro Serra com as escolas públicas da região, a Coopef Candelária será a 6ª cooperativa escolar do município

Na manhã da última terça, 28, a Escola Municipal Francisco Hübner Filho, da Linha Brasil, promoveu a cerimônia de lançamento da sua cooperativa escolar, a Coopef Candelária. A criação destes coletivos faz parte de um programa educacional do Sicredi, e tem como objetivo instigar o aprendizado e o protagonismo de crianças e adolescentes de escolas públicas, por meio dos valores e princípios do cooperativismo.

Durante o evento aconteceu também uma assembleia geral, onde os 23 alunos associados puderam deliberar acerca do seu novo estatuto, eleger seus representantes e cargos, entre outras determinações. Conforme a aluna Daiana Maísa Steil, de 14 anos, escolhida como presidente da Coopef, estar presente e atuando para o desenvolvimento da cooperativa está sendo um momento de muitos aprendizados e desafios. “Aprendemos que juntos as coisas ficam mais fáceis, então nos unimos para facilitar o processo. Estou muito ansiosa para aprender mais contribuir para o desenvolvimento da entidade”, afirmou.

De acordo com Aline Caroline da Rosa, diretora da Escola Francisco Hübner, a fundação da Coopef foi muito sonhada e planejada por todos na escola e está sendo muito gratificante acompanhar o desenvolvimento dos alunos, que estão em constante contato com princípios essenciais, como a cooperação, o empreendedorismo, a solidariedade, a humildade e a autonomia. “Nossos estudantes estão evoluindo muito com esta experiência. Ser uma cooperativa piloto em nosso município foi desafiador, mas todos estão se dedicando ao máximo para aprender sobre o novo modelo de governança. Agradecemos todo o apoio que recebemos da Secretaria Municipal de Educação e do Sicredi, que lutaram pela viabilização da nossa Cooperativa, resultando nesse momento histórico na escola Francisco Hubner Filho”, salientou.

Para a assessora de desenvolvimento em cooperativismo da Sicredi Centro Serra, Luci F. Abreu, as cooperativas escolares são ferramentas únicas para que os estudantes possam desenvolver sua autonomia. “As cooperativas são locais de muita aprendizagem, onde os alunos colocam a mão na massa e descobrem suas potencialidades. É uma grande satisfação que nós, do Sicredi, possamos contribuir para que escolas se tornarem de fato locais de humanização e transformação pessoal e social”, concluiu.