Logo Folha de Candelária
Geral 20/09/2024 11:18
Por: Odete Jochims

Moradora do Recanto da Vida celebra 103 anos

  • Dona Lídia festejou seus 103 anos
  • Dona Rosa, 112 anos, da região de Ibirubá, seria irmã de Lídia Marques, de 103

   Uma porcentagem bem pequena de pessoas na história da humanidade passou a marca de um século de existência. O que dizer então de dona Lídia Marques, moradora da Sociedade Assistencial Candelária – Recanto da Vida, que comemorou 103 anos com direito a bolo, cachorro quente e salgados? A celebração ocorreu na segunda, 16, e foi prestigiada por funcionários da casa e dezenas de outros idosos moradores do local.

Apesar de hoje não ser mais tão comunicativa, pessoas que convivem com Lídia ajudaram a compartilhar um pouco da sua personalidade. “Ela é bem vaidosa, gosta de pintar o cabelo, por exemplo. Hoje ela está com a cor favorita dela, que é o vermelho”, revelou uma funcionária do Recanto. Apesar da baixa estatura, também foi dito que Lídia possui uma personalidade forte e não desgruda de sua bolsa por nada.

De acordo com Dalton Hoppe, presidente do Recanto da Vida, não é possível especificar com certeza há quantos anos Lídia vive no asilo, pois no momento do seu ingresso não havia registros documentais de entrada e saída. Entretanto, acredita-se que ela esteja desde 2009 no Recanto.

História extraordinária

O presidente do Recanto da Vida, Dalton Hoppe, conta que recentemente foi buscado pelo radialista Carlos Cezar Willms, de Ibirubá. Segundo o radialista, dona Rosa, uma senhora de incríveis 112 anos (celebrados em agosto deste ano) é moradora de um lar para idosos em um município vizinho a Ibirubá. Lúcida, ela afirma que seria irmã de Lídia e não a encontrava há cerca de 40 anos. Buscado pela reportagem da Folha, Willms revelou que foi realizada uma tentativa de encontro entre as duas no aniversário de Lídia. Contudo, devido ao estado de saúde de dona Rosa, não foi possível realizar a viagem.

52 anos do Recanto da Vida

No dia 11 de outubro, uma sexta-feira, a partir das 20h, a Sociedade Assistencial Candelária – Recanto da Vida estará promovendo um jantar-baile no Clube Rio Branco. O evento, em alusão aos 52 anos do asilo, contará com boa música, apresentação da Invernada Mirim e Pré-Mirim e buffet com churrasco a cargo do Restaurante Dona Tereza. Ao longo da noite, também haverá a exibição das transformações ocorridas na entidade ao longo do tempo. Os ingressos já estão disponíveis para a venda no Recanto da Vida e com a diretoria da instituição. ( Texto e fotos Arthur Mallmann)