Logo Folha de Candelária
Geral 20/06/2020 10:31
Por: Redação

Crianças ainda têm números baixos de imunização contra a gripe

Apenas 45,63% das crianças de seis meses a seis anos se vacinaram para a gripe que protege contra o vírus influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que imuniza em relação ao vírus influenza, prossegue até o dia 30 de junho e a Secretaria Municipal de Saúde alerta que os grupos de risco devem se vacinar nos Postos de Saúde do município, especialmente as crianças de seis meses a seis anos. O pedido especial em relação às crianças se justifica devido ao baixo índice de adesão desta faixa etária, já que até o momento apenas 45,63% foi imunizado. Segundo a coordenadora de Atenção Básica, enfermeira Liria Reis, é importante que os pais tenham consciência de levar seus filhos de seis meses a seis anos para serem vacinados, até para estarem aptos a receber benefícios do Bolsa Família ou BPC.

Para tanto, a secretaria tem feito esforços no sentido das pessoas terem acesso à vacinação, disponibilizando o PAM Central e os outros três postos na cidade. Além disso, explicou Liria, na próxima semana a unidade móvel também estará disponibilizando a vacina nas localidades do interior. Outra faixa etária liberada para vacinação é de 55 a 59 anos, que também apresenta baixa adesão, de 28,75%, o que ainda se justifica pelo pouco tempo de liberação. Por isso, Liria acredita que esses números logo chegarão a um patamar aceitável, a exemplo da cobertura vacinal dos que tem mais de 60 anos, que é de 104%. Dessa forma, a enfermeira Liria dirige um chamamento especial aos pais e responsáveis por crianças de seis meses a seis anos para que compareçam a uma unidade para receber a vacina, que não tem nenhum custo.

A vacina é a melhor prevenção para evitar H1N1 e outros vírus da gripe. Além disso, ela é capaz de reduzir os casos graves, evitando, dessa forma, internações e óbitos decorrentes da infecção. Ao se vacinar a pessoa estará ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de infecções. Liria ainda salienta que em época de pandemia do coronavírus é extremamente importante ter proteção vacinal para algumas doenças respiratórias, uma vez que a mesma pessoa pode ser contaminada por diferentes vírus, que comprometem o sistema respiratório ao mesmo tempo.

Os pontos de vacinação

Sala de Vacina Central – Posto da Marilene - Posto do Rincão - Posto da Ewaldo Prass - Unidade Móvel –

No interior (todos os dias pela manhã e à tarde, de segunda a sexta no Posto do Pinheiro – Segunda (Linha do Rio e região); Terça (Vila Botucaraí e região); Quarta (Passa Sete e região); Quinta (Vila União e região); Sexta (Pinheiro e região)