Logo Folha de Candelária
Esporte 29/05/2020 09:16
Por: Diego Foppa

Douglas Friedrich é o terceiro goleiro que mais defendeu pênaltis em Brasileirões desde 2013

Atualmente no Bahia, candelariense está entre os arqueiros que sofreram menos proporcionalmente menos gols

  • Douglas Friedrich: no Avaí, nove pênaltis, uma defesa e duas fora; no Bahia, sete pênaltis e duas defesas em Brasileirões — Foto:Agência Estado
  • *Clubes em que os goleiros tiveram cobrança de pênaltis contra eles; Diferença entre defesas e gols são cobranças na trave e para fora — Foto:

Gatito Fernández, Vanderlei e Douglas Friedrich são os goleiros que mais dificultaram a vida dos cobradores de pênalti nas últimas sete edições do Campeonato Brasileiro. O ranking foi organizado pela eficiência dos cobradores porque mesmo quando o goleiro não defende, o histórico de cada um interfere diretamente nas decisões de quem vai para a cobrança. Quanto mais o batedor precisa se preocupar em tirar a bola de um bom pegador de pênaltis, maior a chance de ele errar o gol. Veja nas fotos o desempenho dos líderes em cada equipe e mais abaixo o ranking com os principais destaques.

O Espião Estatístico começou a coletar e a classificar dados das partidas de Brasileirões em 2013, e esse é o único motivo para o recorte utilizado: são os dados detalhados de que dispomos nas 2.659 partidas realizadas pela Série A desde então. Em 2016, Chapecoense x Atlético-MG não foi disputada devido ao acidente aéreo que vitimou a equipe catarinense dias antes da última rodada. Tradicionalmente, os rankings do Espião Estatístico reúnem quem tem participação em ao menos 40% dos eventos em comparação com quem mais tem. No caso, o goleiro Weverton teve 33 cobranças contra ele e, por isso, o ranking apresenta quem teve ao menos 13 cobranças contra si.

SAIBA MAIS: Douglas Friedrich é o goleiro mais decisivo do Brasileirão de 2013 em diante

Por: GLOBO ESPORTE