Logo Folha de Candelária
Geral 07/07/2023 15:31
Por: Odete Jochims

Festa da Colônia: comemoração valoriza quem cultiva o amanhã há 98 anos

Evento alusivo ao aniversário de Candelária tem início hoje, 7, e segue no sábado, 8, e domingo, 9, no Parque de Eventos Itamar Vezentini com diversas atrações artístico-culturais e exposição de produtos coloniais e artesanais

O município de Candelária comemora seu aniversário de 98 anos nesta sexta, 7 de julho, e para celebrar esta importante data, a Prefeitura Municipal irá promover mais uma edição da tradicional Festa da Colônia. O evento acontece nas dependências do Parque de Eventos Itamar Vezentini, nos dias 7, 8 e 9 de julho, trazendo diversas atrações artístico-culturais e exposições de produtos coloniais e artesanais.

A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Candelária, através da secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, com o apoio do Departamento de Cidadania e Paisagismo. A comemoração teve sua primeira edição em 2008 e nasceu para homenagear os colonos e produtores rurais, reconhecendo e valorizando seu papel crucial em nossa sociedade. De lá para cá, a festa evoluiu e cresceu para se tornar a principal atração das comemorações do aniversário de Candelária.

Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Flávio Kochenborger, fazer da Festa da Colônia uma das atrações do aniversário do município reconhece e reforça a grande importância do colono para o município. “Essa importante classe trabalhadora produz mais do que alimentos de qualidade, também preserva a biodiversidade, cuida dos recursos naturais e mantém vivas a cultura e as tradições desta terra desde os primórdios”, afirma.

De acordo com a primeira-dama e coordenadora do Departamento de Cidadania e Paisagismo, Cleonice Medeiros, a decisão de ampliar a Festa da Colônia, levando-a para o Parque Municipal de Eventos, foi tomada quando se percebeu que muitos produtores e artesãos não estavam tendo a oportunidade de participarem e exporem seus produtos durante a comemoração. “Temos muitos produtores rurais e agroindústrias familiares, além dos diversos grupos que trabalham com o artesanato. Mas somente uma pequena parcela participava da Festa da Colônia. Percebemos que devíamos mudar esta realidade, pois a comemoração é exclusivamente delas. Esta festa não tem nenhum viés financeiro, a entrada é gratuita e cada atração foi buscada por meio de patrocínios ou auxílio do Poder Público” relata.

Cleonice explica que toda a renda obtida com as vendas será dos próprios expositores, que pelo espaço realizaram somente a doação de 20kg de alimentos. Os itens serão somados aos alimentos que serão arrecadados como entrada nos dois bailes, na sexta e no sábado e, posteriormente, serão destinados à famílias carentes do município. “No início desta semana, todos já estavam nos procurando para realizar a entrega dos donativos antecipadamente. Este é um pequeno gesto que demonstra que, mesmo enquanto festejamos, não esquecemos de quem precisa do nosso auxílio. Esta é uma característica muito presente no povo candelariense, que nos enche de orgulho ao comemorar estes 98 anos”, conclui.