Logo Folha de Candelária
Geral 07/10/2017 10:30
Por: Jorge Mallmann

Plebisul testa interesse pela independência da região Sul

Movimento espera a participação de mais de um milhão de pessoas neste sábado, 7. Candelária conta com três urnas: uma no Imec, na Padaria Pão Nosso e outra na loja Bem e Bela, ao lado da lotérica

  • João Cristiano Knak: mais desenvolvimento
  • Carlos Antônio Haetinger: muito imposto e pouco retorno
  • José Eduardo Sanmartin: descontentamento com Brasília
  • A equipe responsável pela votação em frente ao Supermercado Imec

As pessoas que chegam ao Supermercado Imec de Candelária neste sábado, 7, visualizam uma movimentação diferente na entrada do estabelecimento. Trata-se de uma das três urnas da cidade, que convidam as pessoas a responder uma pergunta: “Você quer que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um País independente?”. As opções de resposta são “Sim” e “Não”. As outras duas urnas estão localizadas na Padaria Pão Nosso (Rincão Comprido) e na loja Bem e Bela, ao lado da agência lotérica. O chamado Plebisul é uma iniciativa do Movimento "O Sul é o Meu País”, que está organizando a consulta popular, através de cerca de três mil urnas espalhadas por 963 municípios da região Sul. Conforme Celso Deucher, um dos fundadores do movimento, a futura moeda será denominada como pila e em relação à capital a ideía é escolher a cidade catarinense de Lajes.  “Por estar no centro do território e perto de tudo”, justificou.
A reportagem da Folha acompanhou a votação durante um período da manhã de sábado. Até as 9h45 em torno de 50 pessoas já tinham participado da consulta. Pelas opiniões recolhidas, a grande maioria votou pelo “Sim”. O morador da Vila Botucaraí, Carlos Antônio Haetinger, votou “Sim” argumentando que o Sul paga muito imposto e o retorno é muito menor. Já João Cristiano Knak, morador da cidade, justificou o voto pelo “Sim” em protesto pela corrupção, salientando, ainda, que a independência irá trazer mais desenvolvimento para a população do Sul. Da mesma forma, o ex-vereador de Novo Cabrais, José Eduardo Sanmartin, morador do Cortado, também votou pelo “Sim”, argumentando estar descontente com o que vê em Brasília, especialmente com a corrupção. A votação irá se desenvolver em Candelária até às 20h do sábado, 7.