Logo Folha de Candelária
Saúde 20/05/2022 15:05
Por: Odete Jochims

Unidade Básica de Saúde é inaugurada no Bairro Marilene

Cerimônia ocorreu na manhã desta sexta, 20

  • Inauguração ocorreu na manhã de sexta -feira | Crédito: Cristiano Oenning
  • Homenagem ao Dr Luiz Antonio da Silva | Crédito: Cristiano Oenning
  • Crédito: Cristiano Oenning
  • Crédito: Cristiano Oenning
  • Crédito: Cristiano Oenning

A Prefeitura Municipal de Candelária, através da secretaria Municipal de Saúde inaugurou na manhã desta sexta-feira, 20, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Marilene. Durante a cerimônia de inauguração, diversas autoridades estiveram presentes. O Dr. Luiz Antonio Carlos da Silva, doador do terreno onde foi edificada a Unidade Básica de Saúde, fez um emocionado pronunciamento onde lembrou de seu pai, Antônio Rodrigues da Silva, nome que batizará a Unidade de Saúde. Antônio Rodrigues da Silva (in memoriam) foi vereador por quatro mandatos e chegou a ser prefeito interino de Candelária.

A secretária de Saúde, Grazieli Priebe, fez questão de ressaltar os sacrifícios e as intempéries que passou para esta unidade chegar ao ponto de inauguração. A deputada Kelly Moraes (PL) e o deputado Marcelo Moraes (PL), que representaram o ex-deputado Sérgio Moraes, lembraram-se da parceria existente entre os Moraes e Candelária O vice-prefeito Cristiano Becker também fez uso da palavra, já que foi dele a proposição de colocar o nome de Antonio Rodrigues da Silva na Unidade de Saúde, no tempo que ainda cumpria o mandato de vereador. O prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, também agradeceu a todos os presentes, parabenizou as equipes de saúde e lembrou que sua função como prefeito é trabalhar para melhorar a vida das pessoas. “Essa unidade de saúde mais parece um hospital, pois trata-se de uma grande obra. É uma conquista de todos”, finalizou.

A construção do posto de saúde

As obras tiveram início em 2016,  ainda no governo do prefeito Paulo Butzge.  A doação do terreno para construção de um posto de saúde no Bairro Marilene foi feita pelo médico candelariense, Dr. Luiz Antonio Carlos da Silva, e sua esposa, Vanda. A partir de verbas obtidas por emenda parlamentar do então deputado federal Sérgio Moraes e de um aporte feito pelos cofres da prefeitura, a obra foi iniciada. No entanto, segundo a prefeitura, a empresa vencedora da licitação desistiu de dar sequência à obra, obrigando que fosse feita uma nova licitação. Em agosto de 2021, já na administração de Nestor Ellwanger e Cristiano Becker, a obra foi retomada e finalmente concluída nos últimos dias.