Logo Folha de Candelária
Geral 17/10/2025 14:06
Por: Mariana Bataioli

Sentinela dos Pampas garante vaga na final do Enart

TRADIÇÃO | Invernada adulta conquista 4º lugar na inter-regional e se prepara para representar Candelária em Santa Cruz do Sul

O CTG Sentinela dos Pampas, comemora mais uma importante conquista. A invernada adulta garantiu classificação para a fase final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, em Santa Cruz do Sul. A vaga foi conquistada após uma das inter-regionais mais disputadas dos últimos anos, que reuniu 34 grupos em busca de 17 lugares na etapa decisiva. Com dedicação e comprometimento, o Sentinela alcançou o 4º lugar, resultado que reforça o prestígio do CTG no cenário tradicionalista.

Segundo o coordenador de danças, Giovani Cariolato, o sentimento é de alegria e dever cumprido. “Foi fruto de muito trabalho e comprometimento de todos. O sentimento é de satisfação e de dever cumprido.”. Ele também reconheceu o alto nível da competição. “Tem sido cada vez mais difícil nos mantermos entre os melhores, pois a cada ano os grupos evoluem mais e isso nos obriga a trabalharmos muito mais para manter o mesmo nível de apresentação.”

A nova coreografia apresentada pela invernada recebeu elogios pela criatividade e beleza, ganhando ainda mais destaque com a nova pilcha adotada pelo grupo. “A nova coreografia ficou muito boa, teve ótima repercussão e deixou a apresentação mais bonita ainda, somada à nova pilcha também”, contou.

Com a classificação garantida, o grande desafio agora é chegar ao domingo do Enart, a fase final da competição que reúne os melhores grupos do Estado. “Nosso grande desafio é nos classificarmos para o domingo do Enart, que seria a última fase”, afirmou.

Giovani também fez questão de agradecer o apoio recebido ao longo da jornada. “Foi fundamental o apoio das famílias dos dançarinos e da comunidade de Candelária para alcançarmos mais esta conquista”, destacou. Com união, talento e amor pela tradição, o CTG Sentinela dos Pampas segue firme na missão de representar Candelária com orgulho e levar a força da cultura gaúcha aos palcos do Rio Grande do Sul.