Logo Folha de Candelária
Geral 03/04/2020 15:28
Por: Redação

Vacina contra a covid-19 estaria perto de ser testada em humanos em Israel

Uma equipe de cientistas israelenses disse que está a poucos dias de completar a produção de uma vacina oral para o novo coronavírus

Não há dúvida que a notícia mais esperada por todos que sofrem os efeitos da pandemia do coronavírus é o surgimento de uma vacina. Diferentes equipes de pesquisadores estão neste momento certamente debruçados para o desenvolvimento de um antídoto para a doença que está forçando o isolamento de boa parte da população municipal. Nas últimas horas, ganhou força uma notícia de que uma vacina desenvolvida em Israel já estaria em seus estágios finais.

De acordo com o que está sendo divulgado em vários veículos de imprensa do mundo, a expectativa é que o teste em humanos comece no dia 1º de junho. Em entrevista ao jornal "The Jerusalem Post", o doutor Chen Katz, líder do grupo de biotecnologia Migal, disse que o componente ativo da vacina ficará pronto em pouco tempo.

"Nós estamos nos estágios finais e em poucos dias nós teremos as proteínas - componente ativo", contou. Os pesquisadores passaram os últimos quatro anos desenvolvendo uma vacina para o vírus da bronquite infecciosa (IBV), que causa uma doença brônquica que afeta aves. A eficácia da vacina foi comprovada em ensaios pré-clínicos realizados no Instituto Veterinário. O combate ao coronavírus seria uma adaptação da pesquisa.

Um estudo feito em galinhas mostra que o vírus tem características genéticas similares ao covid-19. Os pesquisadores agora tentam completar a vacina em até três semanas e, se os resultados forem positivos, é possível que ela chegue ao mercado em 90 dias.