Logo Folha de Candelária
Região 08/06/2023 18:14
Por: Diego Foppa

Uma galeria de arte: conheça o Recanto das Esculturas

Localizado na Linha São João, local conta com diversas esculturas a céu aberto em uma área de aproximadamente 1,5 hectares

  • No Recanto, além do nicho elemental é possível visualizar esculturas de animais e personagens mitológicos
  • Esculturas são elaboradas por Lucas Tadeu Cerentini:
  • Área conta com 75 esculturas distribuídas ao ar livre

Imagine uma área verde com mais de 1,5 hectares, povoada por diversas esculturas a céu aberto em uma encosta de cerro. Pois este lugar está mais perto do que se imagina, logo ali na localidade de Linha São João, interior de Novo Cabrais e a cerca de 19 quilômetros da sede do município. Trata-se do Recanto das Esculturas, que conta com 75 esculturas ao livre, distribuídas em uma área de propriedade de Lucas Tadeu Cerentini, de 40 anos, que também é quem esculpe as obras, sendo praticamente todas em pedra de arenito. Lucas trabalha como pintor, mas também realiza pinturas artísticas, e conta que realizava esculturas sob encomenda em madeira. “Depois, passei a esculpir em cimento, mas isso tinha um custo. Em meados de 2015, comecei a fazer em pedras, pois o local aqui tem muitas”, afirma. Utilizando seu talento, aos poucos, ele foi transformando parte de um potreiro que havia nos fundos de sua casa no Recanto das Esculturas. “Sempre gostei de artes ao ar livre. Minha motivação é essa”, revela. 

Uma peculiaridade do local é que as esculturas são todas desenhadas à mão pelo escultor para que, posteriormente, sejam talhadas. “O princípio de tudo é a fantasia, pois gosto de elementais (qualquer espírito que crê-se existir na natureza). Tenho algumas inspirações, mas procuro desenhar com minha personalidade”, destaca. No Recanto, além do nicho elemental, é possível visualizar esculturas de animais e personagens mitológicos. Nos primórdios, Lucas tinha como ferramentas apenas martelo, talhadeira e lixas. Atualmente, ele conta que utiliza algumas ferramentas como martelete, esmerilhadeira e furadeira. Mesmo assim, Lucas salienta que o processo é lento e trabalhoso. "É uma atividade muito trabalhosa. O tempo em média para criar uma escultura varia entre cinco e 10 dias, pois depende de alguns fatores como o tamanho e maciez da pedra”, detalha. 

FUTURO – De acordo com Lucas, a ideia é expandir o local no futuro, investindo em infraestrutura. “O pontapé inicial foi dado com a criação deste projeto. Existe a ideia de construir banheiros e cabanas, mas é preciso ir avançando aos poucos”, destaca.  

VISITAS 
As visitas podem ser feitas mediante agendamento, através do WhatsApp 51 – 9 9764-1754, diretamente com Lucas. O valor é de R$ 10,00 por pessoa adulta e R$ 6,00 para crianças. Não é cobrado ingresso para crianças com menos de seis anos. 

 

O PROJETO 
Criado em 2021, o projeto Caminhos da Natureza foi elaborado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Conselho Municipal de Turismo de Novo Cabrais (Comtur) e Prefeitura. A iniciativa visa fomentar o turismo e comunidades rurais, bem como a gastronomia e a cultura local. Seis locais integram o roteiro: Recanto das Esculturas, Parque Witeck, Sítio Pitangus, Trilha Ecológica das Figueiras, Trilha das Cascatas e Horto Cura Tudo. Os locais foram selecionados após um estudo realizado pelos envolvidos na iniciativa. 

Fotos: Diego Foppa