Logo Folha de Candelária
Rural 15/06/2018 14:18
Por: Tiago Mairo Garcia

Troca-Troca reúne 27 grupos no Salão Paroquial

Evento contou com celebração religiosa, palestra e visitação aos estandes para troca de experiências entre os participantes

  • Troca - Troca reuniu representantes de 27 grupos em Candelária - Fotos: Tiago Mairo Garcia - Folha
  • Alunos da Efasol, de Vale do Sol, participaram pela primeira vez do evento
  • Celebração religiosa ocorreu na abertura do evento
  • Troca-Troca de Sementes Crioulas já virou tradição em Candelária
  • Palestra realizada pela Assistente Técnica da Emater Silvana Canova foi um dos destaques da programação

Um evento marcado pela troca de experiências visando o desenvolvimento da agricultura familiar com sustentabilidade. Assim foi o 18º Encontro Municipal de Troca-Troca de Mudas e Sementes Crioulas, realizado na última quarta, 13, no Salão Paroquial da Comunidade Católica. Um total de 27 grupos, sendo 26 de Candelária e um de Vale do Sol, esteve participando do evento. A programação teve início com a recepção das delegações, seguida pela solenidade de abertura, que contou com a presença do Prefeito de Candelária, Paulo Butzge, vice Nestor Ellwanger, do secretário de Agricultura e Administração, Dionatan Tavares, da secretaria de Educação, Esther Spengler, do chefe de gabinete do prefeito, Anselmo Vanderli da Silveira, do supervisor regional da Emater, Luiz Fernando de Oliveira, do chefe do escritório local da Emater, Sanderlei Pereira, entre outras autoridades, além das soberanas rurais, Rainha Tânia Mara Immig e princesas Fabrícia Markus e Roseli Cristiana Lopes, além da Simpatia Iria Faber e da Rainha da Acanjur, Pâmela Souza. 
Em sua manifestação, o prefeito Paulo Butzge destacou a importância do evento para o desenvolvimento da agricultura. "Chegamos à 18ª edição do Troca-troca, que garante a vida e a diversificação, e isto depende da vontade e do trabalho dos agricultores, entidades e todos os envolvidos, pois preservar as sementes é algo de vital importância. Essa troca de sementes realizada hoje aqui garante a produção e a troca de experiências, sendo um aprendizado para todos", salientou. 
Em seguida, teve início a celebração ecumênica realizada pelo padre Lucas Del Osbel e que contou com a participação de agricultores integrantes da Pastoral da Terra, sob a coordenação de Eva Franscisquet, na qual foram apresentados os símbolos da agricultura, passando aos participantes uma mensagem de esperança sobre o cuidado de todos os cidadãos com a natureza. Ao final, o padre Lucas realizou a bênção das sementes e dos participantes.
 A programação da manhã foi encerrada com a palestra-show realizada pela Assistente Técnica Regional da Emater, de Ijuí Silvana Canova, com acompanhamento do engenheiro agrônomo Diego Rebelatto, que ministraram o tema "Família - A força que vem da cooperação", abordando o tema com música e muita interatividade com os participantes. Após o almoço comunitário servido no local, o evento foi encerrado no início da tarde com a visitação aos estandes pelos grupos com a realização do Troca-Troca de Sementes Crioulas.
Participando pela primeira vez do troca-troca em Candelária, a Escola Família Agrícola (EFASOL), de Linha Formosa, Vale do Sol, veio ao município com 40 alunos integrantes das turmas de 1º e 3º ano do Ensino Médio Técnico em Agricultura. Na opinião de Adriana Luedtke e Andreina Elesbão, alunas do terceiro ano, a escola trouxe a Candelária mais de 100 variedades de sementes crioulas para exposição. Com a experiência de já terem participado do evento em outros municípios, elas destacaram a importância do encontro. "É a oportunidade de conhecer pessoas e variedades diferentes de sementes crioulas, sendo importante essa troca de experiências para o desenvolvimento da agricultura familiar", disse Adriana. 
Ao avaliar o encontro, o chefe do escritório local da Emater, Sanderlei Pereira, destacou que o encontro foi um sucesso. “Foi ótimo. O troca-troca foi muito rico devido a participação dos grupos e diversificação das variedades”, destacou. 
O 18º Encontro Municipal de Troca-Troca de Mudas e Sementes Crioulas foi uma promoção da Emater/RS - Ascar, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Assistência Social, Igreja Católica de Candelária, Pastoral da Terra e apoio do Sicredi, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária.