Logo Folha de Candelária
Geral 10/05/2024 15:37
Por: Odete Jochims

Depoimentos definem a maior bênção

  • Melina Pohl, mãe da Érika Pohl Tomé
  • Tânia Maria Steindorff Steil, mãe de Cesar Augusto Steil e Ana Carolina Steil)
  • Tainá Luize Zuge Pfeifer, mãe de Luara e Lucas Pfeifer
  • Lisandra Gomes Escobar, mãe de Henrico Escobar Schmidt Auler
  • Jusiane Janine Quoos Skolaude, mãe de Vicente Leonel Quoos Skolaude e Marlana Hadassa Quoos Skolaude
  • Danielle Cristine Kellermann Kaercher de Souza, mãe de Manuela, Vitória e Angelina Kaercher de Souza
  • Débora Silveira Pereira, mãe de Rafael Pereira Motta de Lima e Mateus Pereira Motta de Lima
  •  Catiele Pohlmann, mãe da Laura Pohlmann Ferreira

A sociedade chega ao Dia das Mães, uma das datas comemorativas mais envolventes, em contexto de muita apreensão, por circunstância da enchente devassadora que atingiu o Estado. No entanto, o Dia das Mães sempre será inspirador. Cada pessoa, com a chegada dessa data, tende a rememorar situações variadas que a ligam à mãe. Ao lado do pai, ela é exemplo, um esteio, e como tal sua simbologia, a sua influência, estará para sempre em nosso imaginário. No decorrer desta semana, a reportagem da Folha colheu alguns relatos sobre uma vocação única da condição feminina: ser mãe.

 

A espera da Laura me trouxe um turbilhão de sentimentos, uma felicidade inexplicável, e ao mesmo tempo uma insegurança de como iria lidar com tanta mudança. Mas como diz o ditado, nasce um filho nasce uma mãe, e foi exatamente isso no dia 04 de abril de 2024. Confesso que os primeiros dias são difíceis, pois tem toda uma adaptação, a amamentação é dolorosa, noites em claro, mas tudo isso vale a pena, pois é um amor sem medidas. Hoje me pergunto: como vivi tanto tempo sem ela? Amor infinito… ( Catiele Pohlmann, mãe da Laura Pohlmann Ferreira)

 

Vai parecer “pesado” o que vou escrever, mas eu nunca me imaginei mãe. Não depois de receber um diagnóstico de câncer de mama e todas as consequências que o tratamento trariam para o meu corpo, caso eu não optasse por congelar meus óvulos. Mas com 31 anos eu não conseguia pensar em outra coisa, a não ser, antes de mais nada, sobreviver. Como pensar em gerar uma vida se a minha estava em risco? Então deixei nas mãos de Deus… Se fosse para eu ser mãe, nada me impediria. Após 7 anos de tratamento e com tudo dando certo, era hora de, então, dar uma pausa e procurar uma clínica de fertilidade, e meu prazo era de um ano para engravidar, caso contrário eu precisaria voltar ao tratamento e esquecer essa ideia. Foi então que, oito anos depois, como mágica, minha menstruação voltou e meio ano depois veio o resultado mais lindo da minha vida: grávida. Hoje eu entendo o verdadeiro significado das palavras amor incondicional, pois, quando a Érika nasceu, descobri o sentido da minha vida e que tudo é possível se a gente acreditar. Ela é meu pequeno milagre. (Melina Pohl, mãe da Érika Pohl Tomé )

 

Ser mãe é doação, dedicação, é errar e acertar todos os dias. Ser mãe é transformador e me fez entender o real significado da vida e qual minha missão na Terra. O sentimento é inexplicável, é um amor sem limites. Ser mãe é um presente que Deus nos concede para toda vida. (Danielle Cristine Kellermann Kaercher de Souza, mãe de Manuela, Vitória e Angelina Kaercher de Souza)

 

Se eu pudesse usar uma palavra para resumir a maternidade seria ressignificação. Ser mãe é mudar os pensamentos, mudar as prioridades, é tirar o coração do peito e materializar em seres que um dia irão trilhar o próprio caminho. Ser mãe é sonhar sonhos que não são nossos e ficar imensamente feliz. Nenhuma mulher nasce sabendo o que é ser mãe, mas aprendemos com os percalços do caminho. Cada dia é uma nova descoberta, cada fase é uma nova conquista. Enfim, a maternidade é um misto de medos, frustrações, realizações, felicidade e muito amor. Parece clichê, mas a maternidade é o coração que bate fora do peito. (Tainá Luize Zuge Pfeifer, mãe de Luara e Lucas Pfeifer)

 

Ser mãe é amar e ensinar, mas também é aprender com os filhos. É respeitar e entender que os filhos têm os próprios sonhos e trilham seus próprios caminhos. Ser mãe foi e continua sendo uma experiência maravilhosa e única. É uma vivência diária, onde me confronto com desafios, mas também muitas alegrias e realizações. (Tânia Maria Steindorff Steil, mãe de Cesar Augusto Steil e Ana Carolina Steil)

 

Ser mãe para mim é amor incondicional e sem limite. São ensinamentos diários, é ser doce e ser firme, ser tolerante e amável, ser amiga e confidente, ser porto seguro e alicerce. É um misto de sentimentos que se traduzem todos os dias em grandes emoções. É não me sentir nunca sozinha. É acreditar sempre que dei o meu melhor por eles e tentei passar os melhores ensinamentos a eles. Ser mãe é mágico, é inexplicável...(Débora Silveira Pereira, mãe de Rafael Pereira Motta de Lima e Mateus Pereira Motta de Lima)

 

Posso dizer que me tornar mãe foi um divisor de águas na minha vida. Eles me ensinam todos os dias sobre amor, paciência e cuidado. O trabalho nos suga energia constante, e eles nos reabastecem de acolhimento e carinho. Ser mãe me fez alinhar meu propósito de vida. A partir da maternidade entendi que eu preciso evoluir constantemente, e que mesmo sendo criados pelas mesmas pessoas, em baixo do mesmo teto, eles podem ser muito diferentes. Cada um com a sua essência. Sem dúvidas: eles serão a minha vida para sempre. (Jusiane Janine Quoos Skolaude, mãe de Vicente Leonel Quoos Skolaude e Marlana Hadassa Quoos Skolaude)

 

Ser mãe não é fácil; é um aprendizado diário. Ser mãe para mim é uma grande jornada de autoconhecimento. Porém, ao ver o sorriso do meu filho, percebo que não estou mais sozinha. Descobri uma força interna e uma capacidade de lidar com desafios que nunca imaginei ter. Entendo a responsabilidade e a oportunidade de criar um ser humano íntegro, e sei que devo dar exemplos para o meu filho. Ser mãe mudou minha perspectiva do mundo; agora vejo tudo com um olhar diferente e desejo um futuro melhor para meu filho e para o mundo. Para mim, chegar em casa do trabalho, abraçar e brincar com meu filho, e ver seu sorriso, são momentos especiais que guardo em meu coração. (Lisandra Gomes Escobar, mãe de Henrico Escobar Schmidt Auler)

 

.