Logo Folha de Candelária
Geral 22/07/2025 15:22
Por: Odete Jochims

Sindilojas homenageia município, empresas e lideranças

 Após ser interrompido em 2024 em razão da maior enchente da história do estado, o Jantar do Comerciante voltou a ser promovido pelo Sindilojas na última sexta, 18, em Cachoeira do Sul, na sede da entidade. Em sua 25ª edição, o Jantar do Comerciante é reconhecido como o maior evento empresarial da região e, mais uma vez, homenageou personalidades e empresas de sua base territorial. Os troféus Personalidades Sindilojas e Mercador Princesa do Jacuí reconhecem o trabalho de sucesso, o voluntariado e o crescimento de empresas e organizações dos mais diversos setores.

O evento foi prestigiado pelo prefeito de Candelária, Nestor Rubem Ellwanger (Rim), o vice-prefeito Cristiano Becker, a primeira-dama e secretária municipal Cleonice de Medeiros, os secretários Jorge Mallmann e Flávio Karnopp, entre outras lideranças e representantes de empresas locais. Além das empresas e personalidades, a realização também destacou o município de Candelária pelo centenário de emancipação. Um troféu especial foi entregue ao prefeito Rim. Inicialmente, foi entregue o troféu Personalidades Sindilojas. Os quatro homenageados incluíram o secretário municipal de Administração de Candelária, Jorge Mallmann. Já o Troféu Mercador Princesa do Jacuí destacou 26 empresas e entidades da região, entre as quais figuraram a Loja Dorinho e a Bino Colchões.

Os homenageados de Candelária

Loja Dorinho (Troféu Mercador Princesa do Jacuí 2025) – A história da Loja Dorinho começou em 1995, com um pequeno armazém de secos e molhados. Atrás do balcão, ao lado de sua esposa Ironia, o comerciante Dory Maciel Vaz Ribeiro, mais conhecido como Dorinho, criou uma clientela fiel na comunidade local. Na década de 1970, o negócio focou na comercialização de tecidos, aviamenntos e confecções. Na década de 80, com a ajuda do primogênito Adonis, abriu duas lojas na região central da cidade. Em 1992, Adonis transferiu-se para Santa Cruz do Sul para abrir sua loja. Em 2015, com o falecimento do fundador, o neto Cássio Vaz Ribeiro assumiu a administração.

Bino Colchões (Troféu Mercador Princesa do Jacuí 2025) – Iniciou suas atividades em dezembro de 2019, com o comércio de colchões pela experiência adquirida durante cinco anos de chão fabril na fábrica de colchões Gazin, de Candelária. Após esse período, com o passar do tempo a varidade de produtos foi se ampliando, tendo destaque maior para essa alteração e crescimento de mix em abril de 2024. Neste momento, com a mudança para um prédio maior passa a trabalhar com toda a linha de móveis. Hoje a empresa atua no segmento de colchões, estofados personalizados, cozinhas e quartos modulados.

Jorge Mallmann (Troféu Personalidades Sindilojas 2025) - é natural de Santa Clara do Sul e, desde 1986, está radicado em Candelária, onde sua família fundou o jornal Folha de Candelária no mesmo ano. Foi diretor da Folha no período entre 1995 a 2022, período em que coordenou o Concurso Musa do Sol, que tornou-se o maior evento de beleza do verão no estado. Em julho de 2000, recebeu da Câmara de Vereadores o título de cidadão candelariense. Durante mais de oito anos atuou como secretário de Turismo, Cultura e Esporte, período em que idealizou eventos de sucesso, até hoje realizados em Candelária. Das 11 edições da Expocande, integrou a comissão organizadora em seis, sendo cinco como presidente, incluindo a mais recente, entre 30 de abril a 4 de maio, que bateu os recordes de público e de expositores da feira. Jorge é casado com Ester Elwanger e pai de dois filhos: Daniela e Thomás, que, juntamente com os netinhos Matheus e Melissa, são seus maiores orgulhos.