Logo Folha de Candelária
Geral 15/05/2024 15:09
Por: Redação

Passagem de pedestres será pela ponte pênsil da Prainha

Prefeitura dará início à reforma da estrutura na quinta, 16,

O gabinete de crise montado para enfrentar a maior catástrofe climática da história do município de Candelária realizou uma reunião com a empresa Sacyr, na manhã desta quarta-feira (15), a fim de buscar uma solução imediata para a travessia do quilômetro 134 da RSC-287. Em reunião liderada pelo prefeito Nestor Ellwanger e o coordenador do gabinete, Flávio Karnopp, ficou definido que a travessia para o outro lado do rio será através da ponte pênsil da Prainha.

A ponte sobre a rodovia acabou sofrendo danos na estrutura, sendo necessária uma intervenção que deve durar cerca de duas a três semanas, conforme a empresa concessionária da rodovia. De acordo com Cesar Cruvinel, representante da Sacyr na reunião, a obra exige muitos cuidados em relação a segurança. “É uma obra em que maquinários pesados estarão no local e, por isso, não há como ter a passagem de pedestres”, comentou.

Conforme levantamento feito por engenheiros da empresa, a ponte teve um abalo significativo, onde a primeira seção ficou totalmente destruída. Será necessário demolir parte da estrutura e construí-la novamente. “Além das máquinas pesadas, as pedras que serão colocadas têm diâmetros de 1 a 2 metros, o que torna ainda mais perigoso e retira a possibilidade de fazer um lado da pista e depois outro. Todas as possibilidades foram levantadas e essa é a única solução possível”, comentou Cassiane Kersting responsável pela comunicação da Sacyr.

Durante a reunião ficou definido que a interdição da passagem de pedestres sobre a estrutura provisória somente será realizada após a conclusão da reforma da ponte pênsil, localizada no bairro Costa Norte. A Secretaria de Obras já iniciou a reforma da pinguela e conforme análise feita na estrutura, que também sofreu avarias com a força da água, a expectativa é que os trabalhos durem até quatro dias.

Para minimizar os transtornos e possibilitar as melhorias de imediato, o prefeito Rim também determinou que seja construído um passadouro próximo ao Balneário Carlos Larger por dentro do rio. “Nossa ideia é disponibilizar um trator adaptado para que as pessoas que necessitam possam atravessar de um lado por outro em horário alternativos, contudo, ainda precisamos esperar que a água baixe mais um pouco”, destacou o prefeito.

O coordenador do gabinete de crise ressaltou que desde o início o Executivo está preocupado e atuando em todas as frentes possíveis para buscar solução para a travessia da RSC-287. “Nós estamos em contato 24 horas com a Sacyr, Forças Armadas, Governo Estadual e todos os contatos possíveis para encontrarmos uma solução que cause os mínimos transtornos possíveis para nossa população. Sabemos que não é o ideal, mas é o que temos solução para o momento”, ressaltou.

Texto - Assessoria Prefeitura de Candelária