Logo Folha de Candelária
Geral 18/05/2021 18:48
Por: Redação

Covid-19: governo divulga primeiras informações do novo sistema de monitoramento

Decisões foram transmitidas ao vivo pelas redes sociais, com objetivo de facilitar a gestão da pandemia

Nesta terça, 18, o governo do Estado emitiu as primeiras decisões do novo sistema de monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul, o Sistema 3As. As mudanças na gestão da pandemia se devem ao temor de uma quarta onda de contaminações no Estado. Ao longo da tarde, o governador Eduardo Leite já detalhou os cinco Alertas e os sete Avisos. Os esclarecimentos foram transmitidos foram comunicados às respectivas regiões, transmitidos ao vivo pelas redes sociais. O principal objetivo do novo sistema é facilitar a gestão, sem “engessar os comunicados”, anteriormente feitos por meio de bandeiras, tornando-a mais simplificada e mais colaborativa, compartilhando a definição de protocolos para as atividades com prefeituras e associações regionais.

De acordo com Eduardo Leite, o Gabinete de Crise irá se reunir a cada quarta-feira precedido de encontro do GT Saúde, com o objetivo de analisar as recomendações do da equipe técnica. OGT terá a liberdade de se reunir a qualquer momento, se julgar necessário, no caso de haver piora nos indicadores, já que esses independem no Gabinete de Crise, e emitir Alertas, a serem analisados pelo Gabinete de Crise.

Segundo Leite, “Estamos falando de ciência, que é, além da ciência da saúde e dos dados, a ciência política. Temos de mobilizar a sociedade inteira, dentro de um complexo sistema de governo, que pressupõe Estado e municípios, para o entendimento das medidas que podem vir pela frente. Por isso, fazemos uma etapa de análise técnica, uma análise do Gabinete de Crise e uma análise que é levada para a região, tudo isso com a maior celeridade possível e o constante dedo no pulso. Teremos mais agilidade inclusive para detectar as situações que preocupam para emitir Alertas mais rapidamente”, enfatizou.

O novo sistema passará a vigorar a partir da próxima semana. Neste primeiro momento, receberam os cinco Alertas as regiões de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo. Essas regiões têm prazo de 48 horas para apresentar plano de ação compatível com o Alerta e com a situação epidemiológica apontada, prazo que encerra às 15h de quinta-feira. Além do governador, participaram da transmissão o secretário extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política, Agostinho Meirelles, além de secretários e integrantes do GT Saúde, através de viodeoconferência.