Logo Folha de Candelária
Geral 21/07/2022 16:54
Por: Redação

Candelária enfrenta dificuldades para ocupar vagas de recenseador

A partir de 1º de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá visitar quase 78 milhões de domicílios brasileiros através do Censo Demográfico 2022. A pesquisa visa revelar conhecimentos essenciais sobre a população, colaborando para a elaboração de políticas públicas que melhor atendam suas necessidades. Entretanto, de acordo com a Agente Censitária Municipal, Daniela Carina Post, Candelária ainda não completou seis das vagas disponíveis para recenseador, trabalhador responsável pelas visitas domiciliares.

Para a realização do Censo, foram convocados mais de 200 mil recenseadores, que nesta semana iniciaram sua capacitação presencial. Entre os temas trabalhados, estão questões técnicas e teóricas da pesquisa: como abordar as famílias, fazer perguntas, operar os equipamentos e como se localizar pelas áreas demarcadas. Dessa forma, o atraso na ocupação destas vagas pode gerar dificuldades para a execução do Censo, que se inicia nos próximos dias.

De acordo com a Agente Censitária, um Processo Seletivo Simplificado será aberto entre os dias 26 e 28 de julho, oferecendo seis vagas para Candelária, cinco de ampla concorrência e uma vaga por meio de cota, para pessoas pretas ou pardas.   Também estão sendo oferecidas duas vagas para o município de Novo Cabrais, ambas de ampla concorrência. Para realizar a inscrição, o interessado deve comparecer ao posto de coleta de Candelária, junto à Prefeitura Municipal, portando um documento com foto. Os requisitos para a aprovação são: ser maior de 18 anos e possuir ensino fundamental completo. O edital do processo seletivo será publicado nos próximos dias.