Logo Folha de Candelária
Geral 02/02/2018 14:13
Por: Luciano Mallmann

Meio Ambiente: Responsáveis pedem cuidados básicos no descarte de entulhos

Coletas devem ser agendas e são feitas apenas em terças e quintas

  • Fernando, Alcioni e Roberto: cuidados mínimos devem ser tomados para descarte de entulhos - Foto: Luciano Mallmann
  • Quando descartes são feitos sem critério, podem gerar transtornos - Foto: Divulgação

Na tarde de quarta, 31 de janeiro, integrantes do Departamento de Meio Ambiente - setor ligado à secretaria de Agricultura e Meio Ambiente -, Alcioni Silva de Castro, o engenheiro ambiental Roberto Pilz e o fiscal ambiental Fernando Schmidt Auler estiveram na redação da Folha para relatar algumas situações que vêm se repetindo nos procedimentos em relação ao descarte de entulhos, bem como de todo detrito de que os cidadãos costumam se desfazer. Segundo eles, há casos que, por falta de um melhor esclarecimento ou mesmo de uma legislação a respeito, não estão longe de constituírem um abuso em relação à municipalidade.
Segundo Alcioni, o município de Candelária é um dos poucos que disponibiliza o recolhimento de entulhos de forma gratuita aos seus cidadãos. Ele pede, no entanto, que se compreenda que a classificação como entulho inclui material de construção, bem como de demolição, e restos de podas de árvores. O recolhimento é feito de forma agendada, nas terças e quintas-feiras. Objetos como móveis ou eletrodomésticos não fazem parte do material coletado pelos funcionários públicos, e a orientação é que os próprios donos deem a esse tipo de material um destino adequado. Alcioni pede encarecidamente que não coloquem nada nas ruas nas sextas-feiras, pois não é dia de coleta e acabará acontecendo de ficar jogado ao longo de todo o fim de semana.
A falta de organização e o desconhecimento por parte da população acaba não raro criando situações incômodas. Alcioni cita como exemplo um recolhimento realizado na Rua São José, onde algum lixo havia se acumulado num terreno baldio. A coleta foi feita numa determinada hora da manhã, e, de maneira desavisada, outro vizinho, pouco tempo depois, foi ao mesmo local e largou outro monte de lixo. A situação gerou alguma indignação entre moradores do local.
Os integrantes do Departamento pedem também um maior discernimento e boa vontade em relação aos móveis e eletrodomésticos descartados, como contatar o Banco da Sucata ou a secretaria de Assistência Social, pois em muitos casos esse material pode ser reciclado e reutilizado. Embora não haja uma quantidade limite para a coleta do setor, pedem-se cuidados mínimos, como evitar, por exemplo, a mistura de resíduos de diferentes naturezas, como os diferentes tipos de lixo.
A coleta pode ser agendada, nas terças e quintas-feiras, pelo telefone 3743 8121, junto ao Departamento do Meio Ambiente.