Logo Folha de Candelária
Geral 20/05/2020 19:03
Por: Redação

Prefeitura detalha novo formato de ensino com ênfase às aulas à distância

Nova metodologia aprovada pelo Conselho Nacional de Educação irá permitir a retomada dos professores com contratos suspensos

Uma transmissão ao vivo específica para detalhar a nova metodologia de ensino na rede municipal e a retomada dos contratos dos professores. Esta foi a pauta da live realizada no final da tarde de quarta, 20, na Prefeitura de Candelária, veiculada através da página da imprensa no Facebook. Na oportunidade, a secretária municipal Leandra Sartori apresentou todo o histórico de atuação da pasta a partir da suspensão das aulas presenciais em março em função da pandemia. “Tivemos que reinventar o processo de educação”, ressaltou ela, que informou que num primeiro momento o calendário foi organizado de forma a antecipar as férias de julho. A partir de abril foi reorganizado o planejamento, buscando preservar o vínculo com as famílias. Esse contato incluiu a entrega dos kits de merendas escolares, priorizando, num primeiro momento, as famílias com vulnerabilidade social. No final de abril e início de maio, com a manutenção da suspensão das aulas,buscou-se desenvolver as atividades programadas, que acabaram tendo o reconhecimento do MEC e do Conselho Nacional de Educação como horas/aula. Essa nova realidade, segundo Leandra, permitiu avançar em um plano de ação que incluiu a ampliação da metodologia do ensino a distância com as transmissões de atividades através das emissoras de rádio locais. Os programas de rádio,conforme acrescentou, servirão como suporte de apoio às atividades programadas, permitindo alcançar as famílias e alunos residentes nos lugares mais distantes do município.

O prefeito Paulo Butzge destacou o trabalho desenvolvido pela equipe da secretaria de Educação, que foi desafiada a desenvolver um método de ensino adequado à realidade de distanciamento social exigido pela pandemia. Todo esse esforço possibilitou, conforme salientou, a retomada das atividades dos professores que tiveramseus contratos suspensos, que serão essenciais para operacionalizar a metodologia de ensino à distância planejada. A secretária Leandra se declarou muito feliz com o retorno dos professores contratados, observando tratar-se também de uma questão humana, em face das dificuldades econômicas enfrentadas por todos os profissionais nestes dias de tantas dificuldades associadas ao coronavírus. Manifestou sua convicção de que muito trabalho aguarda os professores no seu retorno, pedindo que se apresentem no início da manhã em suas respectivas escolas, com exceção dos profissionais lotados nas escolas multisseriadas, que devem dirigir-se à secretaria de Educação.

O coordenador do Gabinete de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, Dionatan Tavares, também participou da transmissão, informando que o município recebeu uma nova leva de testes rápidos, que serão importantes no esforço que vem sendo feito. Tavares também lembrou que o município segue inserido na região de bandeira laranja, de risco considerado médio, ressaltando a importância da comunidade seguir colaborando com todos os protocolos estabelecidos para manter e, se possível, melhorar os níveis atuais de combate à Covid 19. O prefeito Paulo Butzge encerrou a live, destacando que o município está realizando todos os esforços para minimizar os impactos causados pela pandemia, reforçando igualmente a necessidade do comprometimento de toda a comunidade, buscando manter e seguir as orientações de distanciamento social e de higienização.