Logo Folha de Candelária
Geral 15/08/2019 16:59
Por: Redação

Via Streaming: confira novas sugestões de filmes e séries

"O Profissional", "45rpm" e "Frontera Verde" são os destaques da semana

Dica da semana: “O Profissional”

Filme de 1994 conta como até as pessoas mais isoladas ainda podem ter o coração mole

por Kreitlon Pereira

colunavia@gmail.com

O maior crime que um ser humano pode cometer é tirar a vida de alguém, e realizar isso constantemente requer muito sangue frio. Para quem vive de matar os outros por encomenda, ter algum relacionamento pode ser terrivelmente perigoso. Por isso, boa parte dos clássicos matadores de aluguel são pessoas extremamente solitárias e reclusas. Para contar uma história peculiar sobre um desses assassinos, o aclamado diretor Luc Besson escreveu o roteiro de “O Profissional”, disponível na Netflix.

Na opinião de muitos, uma adaptação disfarçada de “Ranxerox” – uma anárquica história em quadrinhos italiana de 1978 que mostra um truculento ciborgue que vira uma espécie de “namorado postiço” de uma ninfeta rebelde –, a trama de “O Profissional” começa quando Mathilda (Natalie Portman), uma menina de 12 anos, fica órfã após sua família ser executada por policiais corruptos. Desesperada, a garota busca refúgio no apartamento do vizinho, Léon (Jean Reno), que trabalha como assassino de aluguel para a máfia italiana. Após esse encontro improvável, Mathilda insiste que seu novo responsável a ensine a matar para que ela vingue a morte dos familiares, e, depois de muita insistência da menina, os dois põem em prática um plano de ação. Com o passar dos dias, o relacionamento de Léon com Mathilda se intensifica. E Léon, que antes só tinha uma plantinha para lhe fazer companhia, agora tem alguém para cuidar.

“O Profissional” explora uma relação extremamente difícil de se abordar em um filme, e a originalidade da produção está justamente na dinâmica de Mathilda e Léon. Como a menina tem apenas 12 anos, a linha entre relacionamento familiar e amoroso é perigosamente tênue, e algumas cenas do filme mostram a fragilidade desse conceito. Além da ousadia do enredo, muito da aclamação do filme pela crítica se deve pela qualidade do elenco, em especial para Natalie Portman, que, anos depois, passou a figurar entre as melhores atrizes da atualidade. Com quase duas horas repletas de momentos de tensão, “O Profissional” é praticamente uma obrigação para se assistir no extenso catálogo da Netflix.

Link para o trailer de “O Profissional”: https://www.netflix.com/br/title/7880857

Nos embalos do rock

Ambientada na Espanha franquista dos anos 60, “45 rpm” é a nova série da Netflix que conta sobre a popularização do rock and roll

A década de 1960 foi uma das mais efervescestes de todos os tempos para o cenário musical. Com bandas como os Beatles e Rolling Stones dominando as paradas mundiais, o gênero, que desempenharia um importante papel de contestação política, social e ideológica, se tornou muito popular. Ao mesmo tempo em que essa revolução acontecia, a Espanha ainda estava presa sob o regime fascista do ditador Francisco Franco, modelo autoritário que se manteria até 1976. Durante esse período, as liberdades individuais e os direitos civis foram amplamente violados, o que gerou um clima de tensão e revolta na sociedade da época.

“45 rpm”, a nova série da Netflix, se passa justamente nesse contexto, onde, ao mesmo tempo em que o rock ascendia pelo mundo com seu discurso contestador, a Espanha se encontrava presa em uma ditadura extremamente violenta. A série, que chega à plataforma de streaming no dia 16 de agosto, é uma produção espanhola com 13 episódios de aproximadamente 50 minutos cada. A produção foi criada por Ramón Campos, conhecido por trabalhos como “As Telefonistas” e “Gran Hotel”.

longo de sua primeira temporada, “45 rpm” vai acompanhar a jornada de Maribel Campoy (Guiomar Puerta) - uma perspicaz jovem assistente de 19 anos –, Guillermo Rojas (Iván Marcos) – seu chefe e produtor musical –, e Robert Aguirre (Carlos Cuevas), um cantor de rock e ativista contra o regime do General Franco. Com o objetivo de criar um novo selo que trouxesse para a gravadora um conteúdo mais moderno, o trio se envolve em um relacionamento que logo ultrapassa os limites profissionais, desenvolvendo uma espécie de triângulo amoroso. Além de abordar toda essa dinâmica entre os personagens principais, “45 rpm” também se torna muito interessante e atual ao escolher como cenário uma Espanha imersa em um governo autoritário e repleta de conflitos internos.

Link para o trailer de “45 rpm”: https://www.netflix.com/title/81040407

Mistérios da Terra

Primeira série colombiana da Netflix explora os mistérios dos povos indígenas na Amazônia

Com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados distribuídos ao longo de nove países diferentes da América do Sul, a Floresta Amazônica é considerada a maior reserva de biodiversidade do mundo. Por ser extremamente densa e fechada, até hoje existem áreas desconhecidas para os cientistas, que exalam mistério e despertam o imaginário dos artistas. Imersos na natureza, muitos povos que lá habitam se encontram isolados do convívio social e conseguem manter suas crenças e costumes vivos. Para juntar o suspense que envolve essa região, principalmente seus habitantes, com o já popular gênero de investigação, chega dia 16 de agosto na Netflix a série “Frontera Verde”.

Ao longo de oito episódios, na fronteira entre o Brasil e a Colômbia, a jovem detetive Helena (Juana del Rio) e seu parceiro indígena Reynaldo (Nelson Camayo) investigam uma série de mortes aleatórias em meio à floresta amazônica. Porém, a descoberta do cadáver de uma jovem que não apresenta sinais de decomposição, apesar da passagem do tempo, revela segredos muito mais profundos sobre as tribos locais. Em paralelo, “Frontera Verde” acompanha o embate entre dois nativos conhecidos como “os eterenos”, Yua (Miguel Dionisio Ramos) e Ushe (Ángela Cano), e o estrangeiro Joseph (Bruno Clairefond), convicto de que esses indígenas possuem um grande segredo. Com o tempo, os dois enredos convergem e são reveladas antigas tradições que podem alterar para sempre a vida de toda humanidade.

A série é a primeira produção original da Netflix na Colômbia e foi idealizada por Ciro Guerra, renomado diretor conhecido por seu trabalho em “Abraço da Serpente”, um filme sobre as tribos colombianas na Floresta Amazônica, e “Pássaros da Passagem”, um retrato da guerra contra o tráfico de drogas no país. Ambos os filmes concorreram ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Link para o trailer de “Frontera Verde”: https://youtu.be/DByESV_P4Y8

Curta a página da coluna “Via Streaming” no Facebook em www.facebook.com/colunaviastreaming