Por: Arthur Mallmann
Assembleias do Sicredi reforçam participação dos associados na gestão
Na última sexta, 28, terceiro encontro do ano em Candelária foi realizado no Salão Paroquial da Igreja Católica
As cooperativas que compõem o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 8,5 milhões de associados em todo o Brasil, estão realizando suas assembleias anuais para apresentar os resultados de 2024 e definir os rumos para 2025. A participação dos associados nestes eventos é fundamental, pois, além da prestação de contas e distribuição das sobras, ocorrem as eleições dos coordenadores de núcleo, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.
Na terceira Assembleia de Núcleo realizada em Candelária, na sexta, 28, no Salão Paroquial da Igreja Católica, centenas de associados lotaram o espaço, reforçando o compromisso da comunidade com o cooperativismo. O presidente do Sicredi Centro Serra, Egídio Morsch, ressaltou a relevância deste tipo de iniciativa. “Quando converso com as pessoas e pergunto o que faz elas serem sócias da cooperativa, a resposta é o ‘olho no olho’. Elas nos contam que no Sicredi são tratadas com humanidade e a Assembleia nada mais é que uma extensão desse vínculo. O Sicredi, hoje, é a maior empresa do Rio Grande do Sul e o associado está junto neste processo”, explica.
A gerente do Sicredi Candelária, Elaine Beling, por sua vez, enfatizou o caráter familiar das assembleias. “A confraternização que ocorre após as deliberações é muito especial. E é muito importante vermos que as crianças também vêm e participam de atividades. Elas lembram do cofrinho do Sicredi e dessas experiências, e isso nada mais é que a sustentabilidade do cooperativismo”, pontua.
A artista plástica Brunilda Pereira foi uma das escolhidas da noite para assumir a responsabilidade de ser coordenadora de núcleo, função que já exerceu no último quadriênio. Com uma trajetória de oito anos coordenando o programa União Faz a Vida, do Sicredi, ela expressou satisfação por continuar contribuindo. “Busquei sempre estar presente nas reuniões e assembleias, pois as pessoas confiaram em nós para ajudá-las. Aprendi e sigo aprendendo muito nesse processo”, afirma.
A seriedade e transparência na gestão também impressionaram os participantes. O arquiteto André Luis Pereira Nunes, que atualmente reside e trabalha em Brasília, participou de sua primeira Assembleia de Núcleo e destacou sua surpresa com o evento. “Minha mãe é correntista há muito tempo, mas eu me tornei associado em 2023. Fiquei impressionado com a prestação de contas, o tamanho dos números e o retorno que o Sicredi dá às comunidades onde atua”, destaca.
Próximas assembleias em Candelária e região
12/mar - 20h - Candelária (Empresas)
- Clube Rio Branco
19/mar - 20h - Novo
Cabrais - Pavilhão da Comunidade Luterana Concórdia
20/mar - 20h - Candelária
- Salão da Comunidade Evangélica Luterana Cristo de Linha Facão
21/mar - 20h - Cerro
Branco - Salão da Comunidade Evangélica Luterana Betel
31/mar - 10h30 -
Candelária - Salão da Comunidade Evangélica Cristo Salvador (Linha Curitiba)
04/abr - 20h - Candelária
- Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Candelária
10/abr - 10h30 -
Candelária - Ginásio Dona Jandira (Vila Botucaraí)