Logo Folha de Candelária
Geral 07/03/2025 14:30
Por: Arthur Mallmann

Assembleias do Sicredi reforçam participação dos associados na gestão

Na última sexta, 28, terceiro encontro do ano em Candelária foi realizado no Salão Paroquial da Igreja Católica

  • O presidente Egídio Morsch comandou a assembleia, cuja pauta foi a prestação de contas e a eleição de representantes
  • Elaine: participação da família sustenta o cooperativismo
  • Brunilda: aprendizado constante com as iniciativas do Sicredi
  • André: impressionado com o evento
As cooperativas que compõem o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 8,5 milhões de associados em todo o Brasil, estão realizando suas assembleias anuais para apresentar os resultados de 2024 e definir os rumos para 2025. A participação dos associados nestes eventos é fundamental, pois, além da prestação de contas e distribuição das sobras, ocorrem as eleições dos coordenadores de núcleo, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.

Na terceira Assembleia de Núcleo realizada em Candelária, na sexta, 28, no Salão Paroquial da Igreja Católica, centenas de associados lotaram o espaço, reforçando o compromisso da comunidade com o cooperativismo. O presidente do Sicredi Centro Serra, Egídio Morsch, ressaltou a relevância deste tipo de iniciativa. “Quando converso com as pessoas e pergunto o que faz elas serem sócias da cooperativa, a resposta é o ‘olho no olho’. Elas nos contam que no Sicredi são tratadas com humanidade e a Assembleia nada mais é que uma extensão desse vínculo. O Sicredi, hoje, é a maior empresa do Rio Grande do Sul e o associado está junto neste processo”, explica. 

A gerente do Sicredi Candelária, Elaine Beling, por sua vez, enfatizou o caráter familiar das assembleias. “A confraternização que ocorre após as deliberações é muito especial. E é muito importante vermos que as crianças também vêm e participam de atividades. Elas lembram do cofrinho do Sicredi e dessas experiências, e isso nada mais é que a sustentabilidade do cooperativismo”, pontua.

A artista plástica Brunilda Pereira foi uma das escolhidas da noite para assumir a responsabilidade de ser coordenadora de núcleo, função que já exerceu no último quadriênio. Com uma trajetória de oito anos coordenando o programa União Faz a Vida, do Sicredi, ela expressou satisfação por continuar contribuindo. “Busquei sempre estar presente nas reuniões e assembleias, pois as pessoas confiaram em nós para ajudá-las. Aprendi e sigo aprendendo muito nesse processo”, afirma.

A seriedade e transparência na gestão também impressionaram os participantes. O arquiteto André Luis Pereira Nunes, que atualmente reside e trabalha em Brasília, participou de sua primeira Assembleia de Núcleo e destacou sua surpresa com o evento. “Minha mãe é correntista há muito tempo, mas eu me tornei associado em 2023. Fiquei impressionado com a prestação de contas, o tamanho dos números e o retorno que o Sicredi dá às comunidades onde atua”, destaca.

Próximas assembleias em Candelária e região

12/mar - 20h - Candelária (Empresas) - Clube Rio Branco

19/mar - 20h - Novo Cabrais - Pavilhão da Comunidade Luterana Concórdia

20/mar - 20h - Candelária - Salão da Comunidade Evangélica Luterana Cristo de Linha Facão

21/mar - 20h - Cerro Branco - Salão da Comunidade Evangélica Luterana Betel

31/mar - 10h30 - Candelária - Salão da Comunidade Evangélica Cristo Salvador (Linha Curitiba)

04/abr - 20h - Candelária - Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Candelária

10/abr - 10h30 - Candelária - Ginásio Dona Jandira (Vila Botucaraí)