Logo Folha de Candelária
Política 08/02/2024 17:51
Por: Charles Silva

Prefeito Rim assina ficha com o Progressistas

Mudança de sigla foi confirmada ontem pelos presidentes do Progressistas e do PSB, que indica um acordo para a pré-candidatura de Rim a prefeito e de Paulo Butzge a vice

Uma notícia especulada há vários dias se materializou ontem, prometendo trazer uma importante transformação no cenário político de Candelária. O prefeito Nestor Ellwanger (Rim) confirmou que irá trocar o PSB pelo Progressistas (P), retornando, assim, ao partido que militou por mais de 40 anos. O anúncio foi feito no gabinete do prefeito, ao lado dos presidentes das duas siglas, Abelardo de Carvalho pelo P e Paulo Butzge pelo PSB. Na ocasião, os dirigentes partidários confirmaram existir um acordo para a pré-candidatura de Rim a prefeito com Paulo Butzge completando a chapa como pré-candidato a vice-prefeito. A notícia gera grande impacto no ambiente político-partidário local, à medida que sinaliza uma aproximação do prefeito com o partido que ainda resistia na oposição ao governo, considerando que os vereadores ligados ao PTB já estavam alinhados à situação. 


Ouvido sobre a filiação de Rim ao Progressistas, Abel afirmou que o partido recebe Rim com alegria, até por representar um retorno à sua casa. Afirmou que a executiva do partido vem há dias contatando com o prefeito para voltar às fileiras do P. Por sua vez, Paulo Butzge lamentou, de um lado, a saída de Rim do PSB, sigla na qual se elegeu a prefeito e militou por mais de quatro anos. Por outro lado, declarou que a convivência foi bastante harmônica nesse período e que respeita a decisão do chefe do executivo como uma opção pessoal. “O prefeito expôs suas razões e nós compreendemos”, salientou, completando que as portas seguirão abertas para ele. Butzge ainda registrou que, paralelamente, já existe um pré-acordo com o Progressistas para o próximo pleito municipal. Nesse sentido, informou que a negociação irá respeitar o desejo do prefeito Rim de concorrer à reeleição. A tratativa prevê ainda, segundo admitiu, a sua indicação como pré-candidato a vice-prefeito na chapa a ser encabeçada pelo prefeito Rim. Tanto Abel como Butzge comentaram que o eleito em 2024 será o prefeito do centenário de Candelária, comemorado em 2025. Paulo Butzge destacou ser uma marca de grande relevância histórica, ainda mais se for considerado o expressivo crescimento do município nos últimos anos. “Vai ser um momento único”, salientou Abel. 


Questionado sobre a composição partidária da pré-candidatura, Paulo Butzge respondeu que os partidos estão receptivos a conversas com outros partidos, deixando em aberto possíveis adesões à aliança. Já o prefeito Rim afirmou que sai do PSB sem ter problema com ninguém. Confirmou ter sido uma decisão de ordem pessoal, que passou por não concordar com uma chapa formada por representantes da mesma sigla. Afirmou ter recebido também convites de outros partidos, citando o PL e o MDB, agradecendo às duas siglas pela confiança. Disse, ainda, que além do seu histórico com o Progressistas, também levou em consideração o convite formalizado pelo senador Luis Carlos Heinze, o deputado federal Covatti Filho e o deputado estadual Adolfo Brito, todos do mesmo partido. Por fim, perguntado se a nova composição irá determinar eventuais mudanças na atual equipe da administração, o prefeito foi taxativo em responder que o atual governo foi eleito até o final do ano e que pretende respeitar essa circunstância.