Logo Folha de Candelária
Esporte 26/06/2020 12:50
Por: Diego Foppa

Kettlebell: candelariense é campeão mundial em torneio online

Sandy Martin conquistou a categoria amadora da competição, que contou com atletas de diversos países

Em 2012, quando iniciou a prática do kettlebell, o candelariense Sandy Martin, de 31 anos, que atualmente reside em Porto Alegre, mal poderia imaginar que se tornaria um atleta de alto rendimento. Sua mais nova conquista foi a Copa do Mundo de Kettlebell Online WKSF, disputada entre os dias 17 e 26 do mês passado. A competição substituiu o Mundial da modalidade, que aconteceria na Espanha, mas foi adiado em virtude da pandemia do coronavírus. Apesar de ser atleta de alto rendimento, Martin relata que disputou a competição pela categoria amadora (peso corporal entre 80 – 87kg), que contou com 18 competidores de 12 diferentes países. “Assim como muitos participantes de ponta, optei pela modalidade amadora, pois o distanciamento social acabou limitando os treinamentos”, frisa o candelariense, que disputou a competição representando a seleção brasileira e a Federação Gaúcha de Kettlebell Sport (FGKS). 
Segundo o atleta, a disputa, apesar de online, seguiu as regras oficiais do esporte. Martin relembra que precisou gravar um vídeo de 10 minutos ininterruptos e sem edição para enviar aos árbitros responsáveis. Ao todo, ele realizou 101 repetições com uma carga de 24 quilos. “Foi uma experiência diferente. Na competição presencial, todos ficam lado a lado, ouvindo a vibração do público e vendo se o árbitro está validando ou não algumas repetições”, disse. 

PREPARAÇÃO - Para atingir o nível profissional e participar de competições locais, nacionais e internacionais, a dedicação de Sandy Martin é permanente. Além das orientações do treinador Cristian Thier, ele conta com suporte de uma nutricionista e de um fisioterapeuta. Os treinos, no entanto, são realizados três vezes por dia, divididos em musculação, corrida e específico. Seu planejamento daqui para a frente é continuar sua preparação, visando disputar o Mundial de 2021, que será disputado em Portugal.