Logo Folha de Candelária
Rural 29/09/2017 10:05
Por: Tiago Mairo Garcia

Programa Alfa forma turmas de Candelária e Cerro Branco

Solenidade foi realizada sábado, 23, no auditório do Sindicato Rural, no Parque de Eventos

  • 153 alunos de Candelária e Cerro Branco concluíram 210 horas de aula do Programa Alfa 2017
  • Foto oficial dos formandos
  • As autoridades e a coordenadora do Programa Alfa, Giane Scheffel
  • Foto oficial dos formandos
  • Presidente do Sindicato Rural, Mauro Flores, agradece as parcerias para a realização do programa pelo 15º ano consecutivo
  • Turma da Linha Pfeifer - Cerro Branco
  • Valdemar de Lacerda: programa importante para ajudar as pessoas
  • Turma da Linha Palmeira - Candelária
  • Loreci Gass: viver de forma digna e independente
  • Turma da Data do Ribeiro - Candelária
  • Turma do Bairro Rio Branco - Cerro Branco
  • Turma do Rincão dos Barreiros
  • Turma do Pinheiro - Candelária
  • Turma do Rincão do Taquarussú - Candelária
  • Turma do Rincão do Taquarussú - Candelária
  • Turma da Linha Curitiba - Candelária
  • Turma do Rincão da Lagoa - Candelária
  • Turma da Entrada do Albardão - Candelária
  • Turma da Entrada da Linha Curitiba - Candelária

Nunca é tarde para partir em busca do conhecimento. Na manhã do último sábado, 23, um total de 153 alunos de Candelária e Cerro Branco concluíram uma importante etapa de suas vidas ao finalizarem o curso de alfabetização desenvolvido pelo Programa Alfa (Alfabetizar para Profissionalizar), idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato Rural de Candelária.  
A solenidade foi realizada no novo auditório do Sindicato Rural de Candelária, inaugurado recentemente no Parque Municipal de Eventos Itamar Vezentini. O ato teve início com a formação da mesa de autoridades, composta pela Secretária Municipal de Educação, Esther Gelsdorf Spengler, Secretaria Municipal de Educação, Cristina Rohde, presidente da Câmara de Vereadores de Candelária, Gilmar Tietböhl, superintendente do Senar, Mauro Flores, presidente do Sindicato Rural de Candelária, Paulo Butzge, Prefeito de Candelária, Gilmar Desconzi, Supervisor Regional do Senar, Edson Lawall, vice-prefeito de Cerro Branco, Luiz Carlos Heinze, Deputado Federal e Giane Scheffel, Coordenadora Regional do Programa Alfa. 
Na primeira parte da cerimônia, os alunos e professores das localidades de Rincão da Lagoa, Rincão do Taquarussu, Pinheiro, Data do Ribeiro, Linha Curitiba, Rincão dos Barreiros, Entrada do Albardão, Sesmaria do Pinhal e Linha Palmeira, de Candelária, e da Linha Pfeifer e Linha Rio Branco, de Cerro Branco, se manifestaram com mensagens de agradecimento pela realização do programa. Loreci Gass, da Data do Ribeiro, realizou um agradecimento emocionado aos presentes ao destacar a importância de saber ler e escrever para conseguir viver de forma digna e independente. Morador de Linha Pfeifer, no interior de Cerro Branco, Valdemar de Lacerda também salientou a importância do programa para ajudar as pessoas a aprenderem a ler e a escrever e destacou a integração entre todos os colegas da sua turma. 
Em seguida ocorreram as manifestações das autoridades, com todos parabenizando os alunos e de valorizar a importância do trabalho de alfabetização realizado há 15 anos pelo Programa Alfa. Após o encerramento da cerimônia, todos os presentes participaram de um almoço de confraternização, servido no espaço do Sindicato Rural no antigo hangar, no Parque de Eventos.  
Ao avaliar o programa Alfa, a coordenadora regional, Giane Scheffel, destacou que o objetivo do programa é oportunizar para jovens e adultos do meio rural, produtores e trabalhadores rurais, analfabetos ou com baixa escolaridade, o desenvolvimento de um curso de alfabetização básica. "Através do programa buscamos contribuir com a profissionalização, melhoria das condições sociais, culturais, da qualidade de vida e do exercício da cidadania, melhorando a autoestima das pessoas através da alfabetização", disse ela. 
Giane, que também atua como coordenadora do programa em Sobradinho, Ibarama e Lagoão, na região centro-serra, destacou que sob a sua coordenação o Programa Alfa em 2017 contou com 292 alunos, sendo 62% do sexo feminino e 38% do sexo masculino. "Observei as turmas mensalmente e vi um comprometimento e crescimento muito grande. Para mim foi uma satisfação poder fazer parte deste trabalho. Todos os envolvidos estão de parabéns", finalizou a coordenadora. O presidente do Sindicato Rural de Candelária, Mauro Flores, agradece ao Senar, prefeituras e a todos que participaram do programa. “Para nós é uma satisfação ver a alegria destas pessoas em aprender a ler e a escrever através do programa Alfa. Estão todos de parabéns”, finalizou o presidente.