Logo Folha de Candelária
Meio Ambiente 10/09/2024 08:57
Por: Arthur Mallmann

Corredor de fumaça cobre o estado

Em dia com previsão de calor atípico, Candelária amanhece com sol encoberto por vestígios de queimadas

  • Amanhecer em Candelária se assemelha com outras cenas ao redor do país (Foto: Arthur L. Mallmann | Folha de Candelária)
  • O modelo de aerossóis CAMS do Sistema Copernicus mostrando o caminho da fumaça nesta terça, 10. (Fonte: MetSul)

Calor extremo, seca, fogo e fumaça. O Brasil terá mais uma semana com condições do tempo extremas com uma massa de ar extremamente seca e quente cobrindo quase todo o território nacional, trazendo temperaturas muito altas em grande número de estados e umidade relativa do ar baixíssima.

No Rio Grande do Sul, a temperatura já foi a quase 37ºC no Noroeste gaúcho no domingo, 8, e ontem o calor seguiu forte no Noroeste e no Norte do estado. Hoje e quarta, 11, as altas temperaturas tomam conta de grande parte do território gaúcho com máximas até 10ºC a 15ºC acima do que é normal para setembro.

O corredor de fumaça que cobre uma extensa área do Brasil vai atuar durante toda esta semana no Sul do Brasil. Segundo a Metsul, o Rio Grande do Sul deve ser um dos estados mais afetados pela grande quantidade de material particulado.

Esse fenômeno ajuda a explicar a aparência atípica do sol não só no Brasil, mas também em Candelária. Segundo especialistas, esta pluma com vestígios das queimadas impede a passagem íntegra dos raios solares, o que dá a ele esse tom mais alaranjado.


(Com informações de GZH e Metsul)