Logo Folha de Candelária
Geral 30/08/2022 17:58
Por: Redação

Frente Parlamentar promove evento com escolas

Atividade contou com uma intervenção artística do grupo Cara & Cor’Agem e a participação da ativista e vereadora de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber

  • Nicole Weber: importância de falar com os jovens | Crédito: Arthur Mallmann / Folha de Candelária

O Salão Paroquial da Igreja Católica foi um espaço de muitas reflexões para os estudantes do município nesta terça, 30. Alunos de 11 a 13 anos das escolas da rede municipal, além de Guia Lopes, Penedo, Lepage e Medianeira, estiveram no local para acompanhar uma apresentação do Grupo Cara & Cor’Agem e uma palestra com a advogada, ativista e vereadora de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber. A ação foi promovida pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, criada em 2021, e faz parte do calendário de eventos do Agosto Lilás, que é o mês de conscientização sobre o tema.

Pela manhã, a atividade teve início com uma breve cerimônia de abertura, que contou com as falas da atual presidente da Frente Parlamentar, a vereadora Cristina Rohde (PSDB), e do presidente da Câmara e diretor do Colégio Medianeira, Alan Wagner (PSB). Em seguida, teve início a apresentação do grupo Cara & Cor’Agem. Por meio de um roteiro original, as atrizes deram o tom de seriedade e tristeza que permeia o tema da violência contra a mulher. A energia da atuação impactou a todos os presentes.

A palestra de Nicole Weber ocorreu na sequência da peça. De início, a vereadora destacou a importância de falar para um público que, segundo ela, realmente tem poder de mudança: as crianças. Ela destacou a violência que existe em frases como ‘mulher gosta de apanhar’. “Isso não existe. O que existe são mulheres inseridas em ciclos de violência; em situações que elas não podem simplesmente sair. Então nunca julguem uma mulher que se encontra nestas situações”, ressalta.

Em outro momento, a ativista trouxe um contexto histórico para lembrar às crianças o quão recentes são as conquistas de direitos das mulheres. Como exemplo, cita que a mulher só ganhou o direito ao voto no Brasil, que é um elemento básico de cidadania, há 90 anos atrás. Também destacou que a Lei Maria da Penha não é sequer do século passado, mas de 2006. “O mundo não nasceu pronto; muitas pessoas antes de nós precisaram lutar por isso”, completou.  

No turno da tarde o Salão Paroquial recebeu uma nova leva de crianças, com uma nova apresentação do grupo teatral, mas sem a presença da vereadora Nicole Weber. Ao longo do evento, estiveram presentes as vereadores Alexandra Bini (Progressistas) e Ginevra da Silveira (PSB), que integram a Frente Parlamentar; a Secretária Municipal de Educação, Carla Martin Goelzer; e o padre José Carlos Stoffel.

Agosto Lilás

Segundo a vereadora e atual presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, Cristina Rohde, o objetivo da ação, que encerra as atividades do Agosto Lilás, era fazer com que as crianças conheçam a importância da Lei Maria da Penha. “Nós buscamos fazer uma evolução a passos lentos. É através dos nossos alunos que nós podemos estar difundindo mais este assunto para que, futuramente, estes jovens não sejam futuros agressores. Da mesma forma, caso se deparem com situações semelhantes em casa, saibam como agir. É nesse sentido que nós pensamos esta ação”, explicou a vereadora.