Logo Folha de Candelária
Geral 19/10/2023 17:56
Por: Charles Silva

Alunas se destacam com projeto sobre a violência contra a mulher

Por meio de uma cabine sensorial, a ação "Sentindo a Violência Contra a Mulher" convida o espectador a vivenciar uma experiência imersiva, provocando reflexões acerca da temática

  • Ação foi desenvolvida pelas alunas Mariah Lawall, Amanda Porto, Ana Pfafe, Manuella Scortegagna e Eduarda da Roza

Nas últimas semanas a Escola Guia Lopes tem sido palco de uma iniciativa exemplar no combate à violência contra a mulher. As alunas Mariah Lawall, Amanda Porto, Ana Pfafe, Manuella Scortegagna e Eduarda da Roza, da turma 201, sob a orientação da professora Marcia Melchior, desenvolveram o projeto "Sentindo a Violência Contra a Mulher".

O projeto teve início na disciplina de Iniciação Científica, com um artigo produzido pelas alunas Mariah e Amanda, abordando a Lei Maria da Penha, uma peça-chave na luta contra a violência à mulher no Brasil, que completou 17 anos em agosto deste ano. A proposta gerou debates significativos na turma, e motivadas pela participação na 3ª Semana Lei Maria da Penha nas Escolas, evento estadual marcado para os dias 28 e 29 de novembro, outras alunas se uniram à causa, desenvolvendo uma bela iniciativa a ser inscrita no evento.

A ação se materializou na criação de uma Cabine Sensitiva, uma experiência imersiva que apresenta aos participantes elementos visuais, leituras sobre casos de feminicídio e uma trilha sonora temática. A iniciativa visa provocar uma reflexão profunda sobre a problemática da violência contra a mulher.

O projeto foi desenvolvido ao longo de um mês dentro da escola, envolvendo dezenas de alunos, funcionários e até autoridades municipais na experiência, promovendo uma compreensão mais ampla sobre o tema. Segundo as participantes, a violência contra a mulher é um tema de extrema relevância, muitas vezes não suficientemente abordado nas comunidades. Introduzir esse tópico nas discussões escolares é essencial para enfrentar um problema que persiste e cresce globalmente.

Saiba Mais: 3ª Semana Lei Maria da Penha nas Escolas é uma promoção da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) e do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (EmFrente, Mulher). O evento busca não apenas reconhecer e compartilhar as práticas já existentes nas escolas em relação à prevenção da violência de gênero, mas também inspirar mais professores e diretores a abordarem essa temática fundamental no ambiente escolar.