Logo Folha de Candelária
Esporte 26/04/2019 11:25
Por: Tiago Mairo Garcia

Atlético inicia um novo ciclo estadual

Tricolor recebe a Acesa, de Charqueadas, neste sábado, 27, pela abertura da Liga Gaúcha 3

Um novo campeonato, com nova organização e um antigo desejo. O Clube Atlético Candelariense inicia neste sábado, 27, no Ginásio Municipal Gigante do Botucaraí, a sua caminhada na disputa da Liga Gaúcha 3, competição organizada pela Liga Gaúcha de Futsal. O tricolor recebe a Acesa, de Charqueadas, em partida válida pela primeira rodada do certame que equivale à antiga Série Bronze.  Este será o quinto ano do Atlético na disputa de uma competição estadual. As melhores participações ocorreram nos anos de 2015 e 2017, quando o Atlético chegou à fase de oitavas de final da Série Bronze, sendo eliminado para a Sase, de Selbach (2015), e Sercca, de Casca (2017). Em 2016, o tricolor caiu na primeira fase e em 2018 na segunda fase.
Em 2019, a Liga Gaúcha 3 terá um formato diferente. O campeonato conta com 23 equipes divididas em quatro chaves que se enfrentarão em turno e returno. As chaves A e B estão as equipes da região centro norte. As chaves C e D contam com os times da região centro sul. Os quatro melhores de cada chave avançam para a segunda fase, onde os times serão divididos em duas chaves de quatro times nas respectivas regiões. Os dois melhores de cada chave farão uma semifinal e os vencedores farão a final de cada região. A final da Liga Gaúcha 3 será entre o campeão da região norte contra o campeão da região Sul. O campeão, vice-campeão, 3º e 4º colocados na classificação geral avançam para a Liga Gaúcha 2 em 2020.
O Atlético está na chave C com times da região Centro Sul. Na primeira fase, o tricolor enfrentará a Acesa (Charqueadas), ASF (Serafina Correa), UJR (Novo Hamburgo), Três Coroas (Três Coroas) e  XV de Novembro (Vila Maria). Para a estreia, o técnico do Atlético, Douglas dos Santos Braga, não poderá contar com o ala  Linguiça e o pivô Junior Dettenborn, que se recuperam de lesões musculares. A partida também marcará a estreia do pivô Giovane Mello, anunciado na manhã de ontem, 25, pela diretoria tricolor. O atleta tem 30 anos e já defendeu as equipes do Jaragua (SC), onde foi campeão catarinense em 2015, Juventude Futsal e recentemente esteve no Gramado Futsal, equipe que disputa o Estadual Série Ouro. "Estamos preparados para fazer uma grande estreia em casa. Sabemos que será um jogo difícil, mas contamos com o apoio do torcedor para começar com vitória, que é o principal objetivo", frisou o treinador candelariense. 
O presidente do Atlético, Rafael Vezentini, salientou que o clube vem cumprindo o planejamento elaborado no início da temporada. "Estamos trabalhando para agregar novos atletas e reforçar a equipe para a sequência da competição", frisou. Para a partida deste sábado, 27, os ingressos terão o custo de R$ 10. Sócios do Atlético têm entrada gratuita. "Temos um plantel qualificado e convidamos o torcedor para vir nos incentivar", destacou. A partida entre Atlético e Acesa terá transmissão da Rádio Sorriso FM Região dos Vales e em live no Facebook pela Web Rádio Ratense, de Arroio dos Ratos. 
ACESA - Conforme informações da assessoria de imprensa da equipe da região carbonífera e da Web Rádio Ratense, que faz a cobertura da equipe no estadual, o elenco de jogadores é oriundo da região. Os remanescentes de 2018 são Juliano (Jubinha), Tainan, Marlon, Leonardo (Li), João Vitor, Alan e os goleiros Duzac e Macedo. Foram contratados os atletas Leo Muller, GTA, Samuel, Anderson, Borracha e Bruno Sena. Para a edição da Liga Gaúcha 3, o treinador será o experiente Serjão, que iniciou o trabalho com o grupo no início do mês de março. 

Os jogos da Chave C
Sábado, 27, às 20h
Atlético x Acesa  (Candelária)
Três Coroas x UJR (Três Coroas)
XV de Novembro x ASF (Vila Maria)