Logo Folha de Candelária
Geral 23/08/2024 09:34
Por: Diego Foppa

O tempo de propaganda eleitoral dos candidatos

Espaço é calculado com base nos partidos que integram as coligações. O critério para a divisão é o número de deputados federais das legendas

A Justiça Eleitoral definiu nesta semana o espaço que os candidatos na eleição para prefeito de Candelária ocuparão na propaganda eleitoral no rádio. O horário eleitoral começa na sexta, 30, e será transmitido pelas rádios Sorriso, Princesa e Comunitária. O espaço a que cada um tem direito é calculado com base na representação política dos partidos. O critério para a divisão do tempo é o número de deputados federais das legendas. Uma reunião na tarde de quinta, 22, na sede da Justiça Eleitoral, com a participação de representantes dos partidos que participam do pleito definiu as regras referentes à propaganda eleitoral gratuita
A propaganda será veiculada em rede de rádio e através de inserções de 30 segundos. Na mídia transmitida em rede, a Coligação União por Candelária (Rim e Cristiano) terá 7m1s, a Coligação com o Povo (Paulo e Alan) 2m5s, e o PDT (Wilmar Rediske) 53s. Nas inserções distribuídas nas programações das três emissoras, Rim e Cristiano terão 206, Paulo e Alan 54 e Wilmar Rediske 17. A Rádio Sorriso foi definida como emissora geradora do horário eleitoral gratuito em rede. Por sorteio, a ordem de aparição das chapas no primeiro dia de veiculação da propaganda em rede ficou definida na seguinte ordem: 1º) União por Candelária (P, MDB, PL e Federação PSDB Cidadania); 2º) PDT; e 3º) Coligação com o Povo (PSB e Republicanos). Nos programas seguintes, a ordem seguirá o critério de rodízio.

VEREADORES - A Justiça Eleitoral também indicou o tempo de propaganda dos candidatos à Câmara de Vereadores. Como não há coligação proporcional, o tempo de cada partido foi distribuído de acordo com o tamanho da bancada de deputados federais. Assim, o tempo das inserções será dividido da seguinte forma: PL - 10m52s; P - 5m27s; MDB - 4m56s; Republicanos - 4m43s; e PSB - 2m01s.

HORÁRIOS - Os programas de rádio da eleição para prefeito terão 10 minutos e serão veiculados de segunda a sábado, duas vezes ao dia: das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min. Diariamente, também serão exibidas inserções de 30 segundos ao longo da programação. Elas são divididas de acordo com o tamanho da coligação de cada candidato, na mesma proporção dos programas em bloco. Os espaços do horário eleitoral são divididos da seguinte forma: 10% do tempo é distribuído de forma igual entre os candidatos com acesso à propaganda e 90% leva em conta o tamanho das legendas. O critério estipulado pela legislação é o número de deputados federais conquistados na eleição anterior. A propaganda no rádio vai até 3 de outubro, na quinta-feira que antecede as eleições.