Logo Folha de Candelária
Geral 24/07/2019 16:24
Por: Redação

Via Streaming: confira novas sugestões de filmes e séries

Dica da Semana: “A Voz do Silêncio”

por Kreitlon Pereira

colunavia@gmail.com

No início de julho, o estúdio de animação japonês Kyoto Animation ganhou as manchetes do mundo inteiro ao se tornar vítima de um incêndio criminoso que matou 33 pessoas. E um dos maiores sucessos da história do estúdio é o filme de animação “A Voz do Silêncio”, que fala sobre bullying. Diferentemente de outras produções, o longa animado não se concentra apenas na vítima da agressão, mas também trabalha com o lado do próprio agressor e das pessoas coniventes ao seu redor. Por revelar as consequências do bullying de uma forma diferente, “A Voz do Silêncio”, disponível na Netflix, certamente merece destaque entre as produções do gênero. Lançado em 2016 pela Kyoto Animation, o longa é fruto da adaptação do mangá homônimo de Yoshitoki Ooima, possui aproximadamente duas horas de duração e foi um grande sucesso em diversos mercados mundiais, tendo conseguido arrecadar cerca de US$ 33 milhões nas bilheterias.

A história de “A Voz do Silêncio” começa com os protagonistas muito jovens, ainda no início do ensino fundamental. Shouya era um menino bastante comum que gostava de implicar com seus amigos, atitudes que eram vistas apenas como brincadeiras. Porém, quando uma aluna nova chega à escola, seu comportamento piora. Shoko Nishimiya é uma menina bondosa e ingênua que possui um grave problema de audição, algo que dificulta sua interação com o restante da turma. Assim, rapidamente ela vira alvo das atitudes maldosas de Shouya, sendo agredida tanto verbalmente como fisicamente. Depois de cinco aparelhos auditivos quebrados, a mãe da menina relata o ocorrido à escola, que logo aponta Shouya como culpado. Mesmo não tendo uma condição financeira muito boa, a mãe do menino paga pelo custo dos aparelhos. Logo, o próprio Shouya começa a sofrer bullying daqueles que antes o incentivavam, o que faz com que ele passe a se isolar das pessoas. Mesmo passados vários anos desde o ocorrido, Shouya se sente muito culpado por seu comportamento, o que o leva a procurar Shoko novamente.

Link para o trailer de “A Voz do Silêncio”: https://www.netflix.com/title/80223226

Nada sós

“Outra Vida” estreia na Netflix para trazer mais peso à ficção científica na plataforma

A humanidade só conhece uma pequena parcela da região fora do planeta Terra. Como consequência disso, muitos filmes e séries fizeram sucesso tentando preencher essa lacuna de informações sobre outros planetas, em especial quando se considera a possibilidade de vida extraterrestre. Algumas produções como “ET - O Extraterreste”, “Alien - o Oitavo Passageiro” e “Star Wars” são ícones desse gênero que, desde a década de 1980, vem ganhando cada vez mais popularidade. Agora é a Netflix que pega uma carona no tema para lançar “Outra Vida”, produção original com estreia marcada para o dia 25 de julho.

O enredo da série gira em torno de um artefato extraterrestre que pousa na Terra. Para investigar as origens de tal objeto, é montada uma equipe de astronautas liderada por Niko Breckinridge (Katee Sackhoff). Enquanto ela e seus colegas estão no espaço, seu marido coordena as investigações em solo terrestre. Com o decorrer das missões, ambos os grupos descobrem que a vida na Terra pode estar em risco. Dessa forma, a tarefa de Niko, que era inicialmente de reconhecimento, corre sérios riscos de se tornar uma missão suicida. Para evitar que a Terra entre em uma guerra e corra sérios riscos de extinção, o planeta depende das habilidades de Niko e sua equipe, mesmo que isso custe a vida de toda a tripulação.

“Outra Vida” entra no catálogo da Netflix para reforçar a presença das produções de ficção científica originais na plataforma, junto de “The OA”, “Black Mirror” e o remake de “Perdidos no Espaço”. Além de mexer com a curiosidade evidente sobre o assunto de vida extraterrestre, a série também aposta na experiência que o elenco tem com o tema. A protagonista, Katee Sackhoff, também estrelou “Battlestar Gallactica”, série do mesmo gênero que rendeu quatro temporadas entre 2004 e 2010. Somados todos esses fatores, a nova série de dez episódios tem tudo para ganhar destaque dentre as produções mais populares de um gênero tão aclamado pela audiência.

Link para o trailer de “Outra Vida”: https://www.youtube.com/watch?v=7HgG9r-yeyo

Show dos superpoderosos

“The Boys”, a nova série da Amazon Prime Video, traz uma abordagem pouco ortodoxa e satírica dos super-heróis

Apesar dos super-heróis estarem em alta na cultura popular nos dias de hoje, esse conceito já estava presente nas civilizações antigas, em que figuras como Hércules e Aquiles protagonizaram histórias fantásticas da mitologia grega. Inicialmente frutos do universo nerd dos quadrinhos, os super-heróis se tornaram verdadeiros objetos de consumo com as adaptações cinematográficas, que não poupam investimentos em efeitos especiais para alimentar sua eufórica demanda por filmes do gênero. Essa indústria se mostrou tão lucrativa que, no dia 20 de julho, “Vingadores: Ultimato” se tornou a maior bilheteria mundial. Com o intuito de abordar de forma bem-humorada esse caráter capitalista da nova obsessão popular, chega dia 26 de julho na Amazon Prime Vídeo a série “The Boys”.

Nessa adaptação de Evan Goldberg (“Supernatural”) dos quadrinhos de Garth Ennis, a produção original do serviço de streaming constrói de forma honesta e sarcástica a figura de um super-herói moderno, corrompido pelo seu status de celebridade. Com isso, esses supostos justiceiros estão sempre acompanhados de uma habilidosa equipe de relações pessoais e marketing da Vought International, corporação para a qual os sete heróis mais populares do planeta trabalham.

A trama inicia quando o herói A-Train (Jassie Usher), o homem mais rápido do planeta, literalmente corre por cima da namorada de Wee Hughie Campbell (Jack Quaid) e a mata. Após o incidente, que abre os olhos do garoto para a verdadeira face de seus antigos ídolos, Wee é recrutado por Billy, um ex-agente da CIA, para ingressar no “The Boys”, um grupo de cidadãos sem poderes que busca ensinar a esses heróis que eles não são tão intocáveis como pensam. Para isso, utilizam-se de todos os meios necessários. Paralelamente, Starlight (Erin Moriarty), a mais nova integrante do grupo de heróis da Vought International, após anos de admiração cega pelos futuros companheiros, rapidamente descobre que seu sonho foi manchado por uma rotina de corrupção, assassinatos e abusos de poder.

Link para o trailer de “The Boys”: https://youtu.be/06rueu_fh30

Curta a página da coluna “Via Streaming” no Facebook em www.facebook.com/colunaviastreaming