Logo Folha de Candelária
Geral 26/01/2023 19:11
Por: Arthur Lersch Mallmann

Campanha por novos voluntários ganha corpo

Ideia é buscar pelo menos 30 novos recrutas para o quadro de bombeiros do município

  • Rogério, Wanderlea e Felipe: crescer junto com os Bombeiros Voluntários | Foto: Arthur Mallmann / FC
  • Dinara Fátima da Silva é a secretária da sede | Foto: Arthur Mallmann / FC
  • Chamados para ocorrências são constantes | Foto: Arthur Mallmann / FC

Em 2023, os Bombeiros Voluntários de Candelária completarão 25 de anos de existência. E, neste contexto, uma das iniciativas da instituição é buscar atrair novos voluntários a partir de campanhas nas redes sociais. A secretária da sede, Dinara Fátima da Silva, explica que apesar dos bombeiros contarem com 39 membros ativos, a disponibilidade de cada um varia bastante e, muitas vezes, há poucas pessoas na distribuição das escalas. Segundo o bombeiro Mateus Böck, a campanha teve início em dezembro e, até o momento, já atraiu 10 novos interessados. “Nossa intenção é formar um novo grupo de 20 a 30 pessoas. Nosso quadro estava muito defasado”, explica.

A reportagem conversou com três novos membros dos Bombeiros Voluntários, que compartilharam seus anseios e expectativas ao se juntar à corporação. Felipe Lawall, 22 anos, ingressou há menos de um mês. Ele relata que há anos tem interesse de ingressar nos bombeiros, mas como servia ao Exército, tinha pouco tempo para a atividade. Hoje, Felipe ingressou nos bombeiros enquanto cursa Enfermagem. “Eu vim para os bombeiros com vontade de ajudar. Estou aqui por amor e para crescer junto com a instituição”, destaca.

Rogério Garcia, 43 anos, entrou nos bombeiros há cerca de 2 meses. Ele afirma que trabalhava fora da cidade e não tinha tempo para outras atividades. Desde que voltou, passou a dedicar seu pouco tempo livre à tarefa de ajudar o próximo com os bombeiros. No momento, Rogério  está se profissionalizando como bombeiro civil e a experiência prática é importante para a sua formação. “É importante que tenhamos uma visão de crescimento. Para isso, precisamos de pessoas qualificadas, como Técnicos em Enfermagem, médicos, e assim por diante”, acrescenta.

Wandelea Fernandes, 33 anos, iniciou sua trajetória nos bombeiros ainda jovem, aos 17 anos. Ao longo desse tempo, ela fez os cursos e os treinamentos realizados na sede. Há alguns anos atrás, precisou sair em razão do pouco tempo para se dedicar a plantões. Agora, formando-se como Técnica em Enfermagem, Wanderlea retorna à instituição. “Desde o tempo que entrei, em 2007, os Bombeiros melhoraram bastante. Aqui podemos crescer muitos como pessoa, pois aprendemos muitas coisas”, ressalta.

 

Torne-se um Bombeiro Voluntário

Para ser bombeiro, basta ter mais de 18 anos, Ensino Fundamental completo e interesse em participar. Os homens também precisam estar em dia com o Serviço Militar. Os novos voluntários têm um período de estágio de 3 meses, no qual passam por treinamentos e acompanham bombeiros mais experientes em ocorrências.  Há também a opção dos jovens bombeiros, que são compostos por menores de idade (estes não participam das ocorrências).

 

Siga os Bombeiros

Facebook: Bombeiros Voluntários de Candelária

Instagram: @bombeiroscandelaria

Twitter: @CBVCandelaria