Logo Folha de Candelária
Geral 23/12/2019 16:06
Por: Redação

Os Fagundes: show em família no Natal das Candeias 2019

Grande público se encantou com a apresentação de Bagre Fagundes, ao lado dos filhos Ernesto, Neto e Paulinho

  • Chico Perussatto foi homenageado por Ernesto Fagundes durante o show

Atração do palco do Natal das Candeias 2019, o grupo Os Fagundes mostrou porque se tornou uma referência importante da música gaúcha. Talento, simpatia e carisma são alguns dos ingredientes para a receita de sucesso da apresentação da família mais musical do Rio Grande do Sul. No show de aproximadamente 75 minutos, Bagre Fagundes e os filhos Ernesto, Neto e Paulinho interagiram com o grande público presente, cantando vários de seus sucessos. O espetáculo começou com uma narração gravada de Nico Fagundes, irmão de Bagre, falecido em junho de 2015. Nico – que integrava o grupo até seu desaparecimento – tornou-se uma das personalidades mais conhecidas dos gaúchos ao somar mais de 30 anos apresentando o programa Galpão Crioulo, hoje comandado pelo sobrinho Neto. Durante o show, Neto homenageou o tio Nico, lembrando uma de suas frases: “Um artista só morre quando deixam de falar nele”.

No repertório do show, músicas conhecidas como Origens, Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, Castelhana, além das clássicas do cancioneiro gaúcho Querência Amada e Canto Alegretense. Antes do fim do show, o prefeito Paulo Butzge e o vice Nestor Ellwanger subiram ao palco para entregar uma cesta com produtos típicos do município, simbolizando o agradecimento da comunidade pelo show memorável em Candelária. Ao final, os integrantes grupo ficaram por cerca de uma hora atendendo os pedidos de fotos de um expressivo contingente de pessoas.

O Natal das Candeias 2019 foi promovido pela Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo, com apoio da Prefeitura de Candelária. O evento contou com o patrocínio exclusivo da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas. O show do grupo Os Fagundes também contou com o apoio do Sesc-Cachoeira do Sul. A realização de sábado, na rua coberta, ainda contou com a especial participação de artistas devidamente caracterizados, recepcionando os presentes com performances de malabarismo, perna de pau e cospe fogo.

Saudação para Chico Perussatto: o melhor bombo leguero do Brasil

Em meio ao show, Ernesto Fagundes fez uma saudação especial ao morador da Linha do Rio, José Airton Perussatto, mais conhecido como Chico Perussatto. Artesão e percussionista, Chico fabrica instrumentos cuja qualidade é reconhecida internacionalmente. Instalado em um prédio onde funcionava uma antiga casa comercial, às margens da VRS 858, na Linha do Rio, Chico Perussatto precisa de pequenas quantidades de madeira para fabricar instrumentos como bombos legueros, cajóns, tubo cajóns e cajongas, entre outros. Ernesto homenageou Perussatto, destacando ser o fabricante do melhor bombo leguero do Brasil. Pediu para ele se levantar em meio à plateia, seguindo-se uma calorosa salva de palmas. Um justo e merecido reconhecimento a um artista da terra pouco conhecido do público local, mas que é uma referência nacional e até internacional no seu ofício de fabricar instrumentos de percussão.

Na entrevista para os órgãos de imprensa locais antes do show, Neto Fagundes lembrou do carinho recebido do público de Candelária nas apresentações anteriores. Ele registrou que é comum o grupo voltar a cidades em que já se apresentou, uma vez que o público sempre pede a presença dos Fagundes. Observou, ainda, que 2019 é um ano especial para o grupo, uma vez que o pai Bagre completou 80 anos. Neto ainda valorizou a formação religiosa e a união familiar, lembrando o ensinamento da mãe em relação ao Natal, segundo o qual, mais importante do que dar presentes é estar presente a uma comemoração que aproxima as famílias.