Logo Folha de Candelária
Geral 07/04/2017 10:11
Por: Jorge Mallmann

Prazo para pagamento do IPTU em cota única mudou para 10 de maio

Já o período de parcelamento do imposto começa no dia 10 de junho

Em razão dos trâmites para efetivação do convênio com a instituição financeira para o recebimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Candelária, o prazo de pagamento em cota única com desconto - originalmente previsto para 10 de março - teve que ser alterado para o dia 10 de maio. Segundo a secretária municipal de Finanças, Sônia Pereira, o prazo mudou, mas o contribuinte não sofrerá nenhum prejuízo, considerando que somente a data foi alterada. Assim, o contribuinte que quiser pagar antecipado o seu imposto poderá fazê-lo até o dia 10 de maio, com 10% de desconto, ou sem desconto em conta única no dia 10 de junho. Por fim, ainda existe a opção de parcelar o IPTU em quatro vezes, ficando o vencimento da primeira parcela no dia 10 de junho.
A novidade deste ano fica por conta da alteração da alíquota, que antes era de 0,50 e passou a 0,15. No entanto, o valor venal de cada imóvel foi atualizado para a realidade imobiliária do município. A secretária Sônia exemplifica citando imóveis do centro da cidade que hoje valem em torno de R$ 700 mil e estão avaliados por R$ 70 mil, para efeito de incidência do IPTU. Segundo salientou, isso caracterizava uma total discrepância, que agora serão corrigidas mesmo no caso de uma desapropriação, na qual o proprietário receberá uma indenização cotada por valores de mercado, ao invés de um valor totalmente defasado.
O diretor do departamento financeiro do município, Cleber Machado, explica que o contribuinte irá receber o carnê em sua casa, através dos correios, e o pagamento poderá ser feito diretamente no balcão da prefeitura, na avenida Pereira Rego, 1665, em lotéricas, no autoatendimento pela internet ou em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. Quem não receber o carnê até o final de abril, deve procurar a Prefeitura para solucionar o problema. Cleber ainda salienta que o contribuinte que quiser efetuar o pagamento imediatamente poderá fazê-lo diretamente na Prefeitura.