Logo Folha de Candelária
Geral 09/02/2023 18:34
Por: Arthur Lersch Mallmann

Paróquia busca levantar recursos para reformas na Igreja Matriz

Todos os móveis e objetos já foram levados da igreja para o Salão Paroquial, onde serão realizadas as missas até a conclusão das obras

  • Foto: Arthur Lersch Mallmann / Folha de Candelária
  • Placas indicam o fechamento temporário da Igreja Matriz | Foto: Arthur Lersch Mallmann / Folha de Candelária
  • Padre José Stoffel mostra a acomodação provisória no Salão Paroquial | Foto: Arthur Lersch Mallmann / Folha de Candelária

Foi dado o pontapé inicial para a realização de um desejo antigo da comunidade católica de Candelária: a troca do telhado da Igreja Matriz. Fiéis e membros da paróquia relatam que há muitas goteiras em dias de chuva, o que vem comprometendo a estrutura do templo. Segundo o padre José Carlos Stoffel, a ideia do projeto precisou ser adiado em função da pandemia. “Agora, finalmente será possível tirar o sonho do papel”, comenta.

Desde o fim da procissão de Nossa Senhora de Candelária, padroeira do município, quando a santa foi levada para o Salão Paroquial, um mutirão levou o restante dos móveis para o local, que passará a sediar as missas até que a reforma seja concluída. No momento, a Paróquia está fazendo tomada de preços e visitando outras igrejas enquanto faz campanha para a arrecadação de fundos. ”Contamos com a tradicional Festa da Matriz, que será realizada no dia 28 de maio, para levantar estes recursos. Mas, principalmente, estamos em busca de doações, fazendo visitas para angariar fundos. Somos uma paróquia com muitos associados, se cada um doar um pouco, logo teremos o valor total”, afirma o padre.

Além da reforma do telhado, o projeto também prevê melhorias no segundo andar, na sacristia e no confessionário. Outra ideia é a instalação de um sistema de climatização, com aparelhos ocultos, que não afetam a estética do ambiente, além de um novo sistema de sonorização mais moderno e eficiente.